terça-feira, 11 de novembro de 2014

Conversão: Joseph Alleine (1634-1688)






      Conversão então, em resumo, deita-se na completa mudança tanto do coração quanto da vida. Eu brevemente descrevo sua natureza e causa. 
1: O Autor da conversão é o  Espírito de Deus, e, por isso é chamada de ‘a santificação do Espírito’ (2 Tessalonicenses 2:13) e ‘a renovação do Espírito Santo’ (Tito 3:5). Isto não exclui as outras pessoas da Trindade, pois o apóstolo nos ensina a bendizer o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que ‘nos gerou de novo para uma viva esperança’ (1 Pedro 1:3). E de Cristo é dito que é  ‘para dar a Israel o arrependimento’ (Atos 5:31); e é chamado de o ‘Pai da Eternidade’ (Isaías 9:6) e nós Sua semente, e ‘os filhos que Deus Me deu’ (Hebreus 2:13). Pois, esta obra é principalmente atribuída ao Espírito Santo, e de nós é dito ‘nascido do Espírito’ (João 3:5-6).
Pois, então, conversão é uma obra acima do poder do homem. Não somos ‘nascidos do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus’ (João 1:13). Nunca pense que você pode converter a si mesmo. Se você já pudesse estar seguramente convertido, você deve se desesperar por agir em sua própria força. É a ressurreição da morte (Efésios 2:1), a nova criação (Gálatas 6:15; Efésios 2:10), a obra da onipotência absoluta (Efésios 1:19). Não estão estes fora do alcance do poder humano? Se você não tem mais do que você teve em seu primeiro nascimento, uma boa natureza, um temperamento casto e manso, etc., você é um estranho à verdadeira conversão. Isto é uma obra sobrenatural.
 
A Sure Guide To Heaven. 
                 Joseph Alleine (1634-1688).                      
First Published 1671

Nenhum comentário:

Postar um comentário