sábado, 20 de dezembro de 2014

DEVOCIONAIS DE JOYCE MEYER




01-Deixe Deus aumentar sua força

Faz forte ao cansado (e fraco)  
e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor  
(fazendo sua força multiplicar-se e abundar). 
                                   Isaías 40.29

    Quando sinto que começo a ficar cansada, busco o Senhor. Tenho aprendido que é melhor manter boas condições regularmente do que esperar até que uma crise ocorra e, então, tentar reparar o prejuízo. É sábio não usar tudo que você tem e esgotar totalmente seus recursos, sejam eles físicos, mentais, emocionais ou espirituais. É fácil ficar exausto com excesso de trabalho ou simplesmente viver irritado e frustrado com seus problemas, especialmente quando seu foco está neles, em vez de manter seus olhos no Senhor. Não se apoie em si mesmo ou em sua própria força e capacidade. Deus prometeu prover a força, a energia e o poder de que você precisa para prosseguir. Assim, aprenda a relaxar mais e permitir que o Senhor restaure sua vida antes que você se esgote totalmente. Separe um momento diariamente para passar tempo de qualidade com Jesus.

02-Confie no tempo de Deus

Quanto a mim, confio em Ti, Senhor. 
Eu disse: Tu és o meu Deus. 
Nas Tuas mãos, estão os meus dias... 
Salmos 31.14-15

A confiança requer que você coloque sua agenda nas mãos de Deus, crendo que o tempo dele é perfeito para todas as coisas em sua vida. Sua natureza humana quer que as boas coisas aconteçam imediatamente, não mais tarde. Mas você aprende a crer e a esperar que as coisas aconteçam no tempo perfeito de Deus à medida que amadurece na vida cristã. Confiar em Deus frequentemente significa não saber como Ele irá realizar algo e quando Ele o fará. Mas não saber “como e quando” fortalece sua fé e lhe ensina lições de confiança. Lembre-se: a confiança não é herdada, é aprendida. O tempo desempenha um papel importante para aprender a confiar em Deus. À medida que você experimentar a fidelidade do Senhor, vez após vez, desistirá de confiar em si mesmo e colocará sua vida nas mãos habilidosas de Deus. Esse é um lugar maravilhoso para estar!


03-Lembre-se de Deus e tome uma atitude

Sinto abatida dentro de mim a minha alma 
(e percebo um peso maior do que posso suportar);
lembro-me, portanto, (intensamente) de Ti... 
                                        Salmos 42.6

   Quando você está desanimado, o diabo quer que você se lembre de cada coisa ruim, detestável e desprezível que possa ter acontecido com você e cada coisa vergonhosa e mesquinha que você fez. Deus quer que você se lembre Dele e cante louvores a Ele em meio a essa situação miserável. Lembre-se de que você é nova criatura e as coisas velhas já passaram. Quando o rei Saul era atingido por um espírito maligno, ele tomava uma atitude: chamava Davi para tocar sua harpa e, com isso, afugentar o espírito maligno que o perturbava. (Veja 1 Samuel 16.).

Sempre que você sentir que seu espírito começa a se abater, precisa tomar uma atitude imediatamente. Não espere. Lembre-se do Senhor e das boas coisas que Ele tem feito por você, e isso alimentará sua fé e fortalecerá seu espírito! Levante suas mãos em louvores e sua voz em adoração. Satanás não pode derrotar um adorador. 


04-Não exceda os limites razoáveis

Acaso, não sabeis 
que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, 
que está em vós... e que não sois de vós mesmos? 
Porque fostes comprados por preço. 
Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 
                                           1 Coríntios 6.19-20

    No mundo de hoje, o estresse faz parte da vida diária. Deus o criou para suportar níveis normais de pressão e tensão, e, se você se mantiver nos limites razoáveis, não haverá problema. Mas seu problema começará se não o fizer. Muitas situações de tensão são inevitáveis, mas frequentemente você causa estresse extra a si mesmo por trabalhar demais, não se alimentar ou não dormir adequadamente, envolvendo-se em muitas atividades, até mesmo nas boas obras, o que faz com que você exceda limites sábios. Se você continuar a adicionar mais estresse mental e emocional à sua vida, terá problemas. Se você está vivendo além dos limites razoáveis, é tempo de lembrar-se do Espírito Santo que vive em você.

Você pertence a Ele e deve deixar que Ele o ajude a reconhecer e permanecer nos seus limites. Não se permita sair de cena por esgotamento, mas permaneça ativo! 


05-Desfrute a justiça de Cristo

(Justiça, posição aceitável a Deus) 
a nós igualmente nos será imputado (e creditado), 
a saber, a nós que cremos (nos apegamos e confiamos) 
naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor. 
                                         Romanos 4.24

   É altamente inspirador perceber que você está numa posição correta com Deus simplesmente por crer em Cristo. Porque Jesus, que não conheceu pecado, tornou-se pecado em seu lugar, você se tornou a justiça de Deus. Tal pensamento gera tanto a empolgação quanto o quebrantamento. Mas o diabo não quer que você caminhe na empolgação dessa maravilhosa realidade. Ele quer lembrá-lo de todas as suas faltas e desviá-lo da alegria da justiça que Jesus morreu para lhe dar. Não deixe o diabo roubar a alegria da sua justiça por intermédio de Cristo. Enquanto você se prepara para uma noite de descanso, passe momentos de silêncio pensando sobre esse dom incomparável e adore Aquele que tornou tudo isso possível. Vá dormir pensando: “Sou a justiça de Deus em Cristo”. (2 Coríntios 5.21.)

06-Observe os sinais


Quando te desviares para a direita 
e quando te desviares para a esquerda, 
os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: 
Este é o caminho, andai por ele. 
Isaías 30.21 

   Suponha que você esteja dirigindo pela estrada. No meio da pista há sinais. Alguns são linhas amarelas paralelas alertando que, se você ultrapassá-las, correrá o alto risco de uma colisão. Algumas são linhas brancas intermitentes que significam que você pode passar para o outro lado e ultrapassar o carro à sua frente, desde que tenha cautela e observe o tráfego.

   Há também placas que dão direção específica ou avisos: “Retorno”; “Mão única”; “Em obras”; “Curva à direita”. Se você observar as instruções, evitará uma situação perigosa. O mesmo é verdade na vida. Há sinais espirituais que nos instruem sobre como permanecer sob a proteção de Deus. Se você observar esses sinais, será capaz de permanecer em segurança no caminho. Por exemplo, sempre procure a paz e estará na direção certa.

07-Ame o homem... Confie em Deus


Muitos... creram no Seu nome; 
mas o próprio Jesus não Se confiava a eles... 
porque Ele mesmo sabia o que era a natureza humana. 
João 2.23-25


   Jesus amou as pessoas, especialmente seus discípulos. Ele tinha um grande relacionamento com eles, viajava e comia com eles, bem como os ensinava. Mas Ele não colocava sua confiança neles, porque conhecia a natureza humana. Isso não significa que Ele não confiava em seu relacionamento com eles; mas simplesmente Ele não se abria a eles da mesma forma que Ele confiava e se abria a seu Pai celestial. É assim que você deve ser. Muitas vezes as pessoas formam relacionamentos íntimos e dependem demais dos seus amigos, em vez de buscar a Deus. Mas você não precisa fazer isso. Mesmo nos melhores relacionamentos, as pessoas o desapontarão porque as pessoas não são perfeitas. É certo amar e respeitar os outros, mas lembre-se sempre de que o único que nunca falhará com você é Deus.

08-Não se exaspere. Permaneça calmo!

 Tu, porém, sê sóbrio (calmo e ponderado) em todas as coisas.
2 Timóteo 4. 5

   Se você fica transtornado por causa de todos os problemas do mundo e de sua própria vida, bem como irritado com as pessoas difíceis de lidar, há uma solução: fique calmo, esfrie a cabeça e permaneça firme. Quando os problemas surgem em nossa vida, frequentemente tendemos a ficar transtornados, dizendo: “O que eu posso fazer? O que posso fazer? O que posso fazer”? Imediatamente agimos na carne, em vez de buscar a direção do Senhor. Esse parece ser o caminho do mundo, e se não formos cuidadosos faremos a mesma coisa, mas Deus tem um plano melhor para seus filhos. Ficar agitado e reagir baseando-se nas emoções não ajudará, somente causará mais problemas. Assim, hoje, se os problemas surgirem e interromperem seus planos, seja obediente a Deus: peça-Lhe que o ajude a permanecer calmo, tranquilo e controlado. 


09-Dê até que isso “doa”

Porque eles, testemunho eu,

 na medida de suas posses e mesmo acima delas, 
se mostraram voluntários (e deram)... 
2 Coríntios 8.3

    Há vários níveis para ofertar, e alguns são mais custosos do que outros. Uma forma de ofertar é usar suas possessões materiais para ser uma bênção. Dar as coisas que você não quer e nem usa mais é bom, mas você também deve dar coisas novas, ou coisas que têm valor para você.

   Se você conhece alguém que esteja passando por uma situação difícil, vá a uma loja comprar um presente para essa pessoa. Procure algo especial que pareça ser o presente certo. Isso tomará tempo, e para pessoas ocupadas isso é custoso, mas é bom para nos exercitarmos em novas áreas. Algumas vezes você precisa dar uma das suas coisas favoritas, e isso pode ser doloroso. Mas é bom você sair da sua zona de conforto e dar até que isso doa. Jesus deu tudo o que Ele era por nossos pecados. Certamente podemos suportar dar meras possessões materiais. 


10-Confie em Deus e não tema


Não temais; aquietai-vos 
(permanecei firme, confiante e inabalável) 
e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará... 
Êxodo 14.13

   Todos nós enfrentamos momentos quando sentimos medo a respeito de algo em particular.

    Talvez o Senhor tenha levado você a levantar-se para fazer algo, e o diabo esteja tentando impedi-lo. Esse versículo provê uma solução clara e simples: não tema, não fuja, e Deus o ajudará. Quando você enfrentar o medo, em vez de render-se a isso, você deve permanecer firme, sabendo que Deus está do seu lado. Mesmo se seus joelhos tremerem, sua boca estiver seca e você sentir como se fosse desmaiar, mantenha-se dizendo: “Senhor, fortalece-me. Isso é o que o Senhor me disse para fazer e com Tua ajuda, eu o farei, porque esta é a Tua vontade revelada a mim. Determino que minha vida não seja governada pelo medo, mas pela Tua Palavra”.

11-Não ame o mundo


Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. 
Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 
1 João 2.15

    Muitas pessoas hoje são bastante apegadas às coisas deste mundo. Nossa sociedade é cheia de consumismo, há lojas em quase todas as esquinas, e todos estão ocupados ganhando dinheiro para que possam comprar mais coisas. Deus quer que seus filhos sejam abençoados e tenham coisas agradáveis, mas a Bíblia nos diz que não devemos estimar tais coisas excessivamente. É importante manter as coisas na sua devida perspectiva. Se você usar o que tem para abençoar os outros, Deus providenciará que você tenha tudo de que precisa, e mais. Assim, seu alvo deve ser desfrutar as coisas que Deus lhe dá e compartilhá-las com os outros. Isso mostra seu amor pelo Pai. 

12-Persiga e busque o amor


(Intensamente) Segui o amor... 
(persiga e busque este amor, tornando isso seu alvo,  
sua grande busca). 
1 Coríntios 14.1

   Desenvolver uma caminhada de amor como aquela demonstrada na vida de Jesus é como escavar uma mina de ouro. O verdadeiro amor cristão não é encontrado na superfície da vida. A Bíblia diz que você deve buscá-lo intensamente. Isso significa que você deve buscar o amor com todas as suas forças, como se você não pudesse viver sem ele. Você deve aprender tudo o que puder sobre amar e familiarizar-se com tudo o que Jesus e os apóstolos disseram sobre esse assunto. Contudo, não somente você deve aprender sobre o amor, mas deve caminhar em amor, lembrando-se de tratar os outros da forma que deseja ser tratado. Nesta noite, peça a Deus que o ajude a buscar e adquirir o tipo de amor Dele, o amor que pode fazer uma diferença significativa em sua vida e na vida daqueles ao seu redor.

13-Confie nos caminhos de Deus


Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, 
nem os vossos caminhos, os meus caminhos... porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 
Isaías 55.8-9

    Você sabia que a falta de compreensão de como Deus faz as coisas pode desgastar sua vida? Se você não compreender os caminhos de Deus, pode terminar lutando e resistindo às coisas, pensando que são ataques do diabo, quando, na realidade, são uma tentativa de Deus operar algo bom em sua vida. Você sabe que Deus não faz coisas ruins. Mas algumas vezes você pode falhar em perceber que tudo o que parece ruim não é necessariamente prejudicial à sua vida. Lembrar-se de que os caminhos de Deus não são seus caminhos o ajudará a confiar Nele, mesmo quando suas circunstâncias forem difíceis de compreender. Ao terminar este dia agitado, simplesmente coloque-se nas mãos do Deus Todo-
Poderoso e descanse no conhecimento de que Ele é bom e sabe o que é melhor para você.


14-Pare de se preocupar


Não andeis ansiosos pela vossa vida 
(deixai de estardes continuamente ansiosos e preocupados)... 
Qual de vós, por ansioso (ou preocupado) que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso (ou duração) da sua vida? Mateus 6.25,27

   Muitas pessoas se preocupam com tudo, inclusive se elas terão algo para comer ou vestir, ou o que elas farão se uma situação em particular acontecer. A maioria de nós tem roupa suficiente, comida adequada, casa confortável e carro que funciona. Mas quando as coisas se complicam e você tem de enfrentar situações que parecem impossíveis, o diabo diz: “O que você fará agora”? A tentação para se preocupar chega, mas esta não é solução. Deus quer que você saiba que a preocupação não o ajudará. De fato, ela certamente piorará as coisas se você fizer disso um hábito. Seu Pai celestial sabe todas as coisas de que você precisa antes que você Lhe peça. Assim, pare de se preocupar e focalize sua atenção Naquele que é capaz de prover tudo de que você precisa e muito mais.

15-Viva uma vida equilibrada


Portanto, quer comais, quer bebais 
ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 
1 Coríntios 10.31

   Como cristão, você deve equilibrar sua vida espiritual com suas responsabilidades seculares.

   Algumas pessoas possuem um “espírito religioso” que as faz ignorar suas tarefas terrenas ou as leva a realizar tais coisas sem alegria. Tais pessoas somente se sentem aprovadas por Deus quando estão fazendo algo que pensam ser “espiritual”. Deus quer que você aprenda que pode comunicar-se com Ele e desfrutá-Lo enquanto faz as coisas corriqueiras. Ele quer que você saiba que pode conversar com Ele durante o dia, da mesma forma que o faz quando está ajoelhado em seu quarto. Ele está sempre presente e disponível para relacionar-se com você e  ajudá-lo em suas necessidades. É bom separar tempos especiais para passar com Deus em oração e estudo, mas você também pode desfrutá-Lo enquanto fizer outras coisas. Dessa forma, você pode desfrutar a vida e a Deus em todos os momentos, não apenas durante “períodos espirituais”.

16-Vigie e ore


Vigiai (despertai, prestai estrita atenção, sejais cautelosos 
e alertas) e orai, para que não entreis em tentação; 
o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 
Mateus 26.41

   Suponha que você saiba que sua casa está sendo cercada por agentes inimigos que a qualquer momento podem arrombar a porta e atacá-lo. Você ficaria acordado e vigiaria a porta?

  O que você faria se, por alguma razão, não pudesse permanecer acordado e vigiando? Você não se asseguraria de que outra pessoa da família o faria? Você precisa ser igualmente cuidadoso para resguardar-se de qualquer ataque potencial do inimigo de sua alma. O diabo está sempre tentando atacá-lo, e você deve vigiar e orar todo o tempo, pedindo a Deus que o ajude quando se sentir fraco. Peça a Deus que prova a força de que você precisa para vencer qualquer tentação que o diabo colocar em seu caminho. Guarde seu coração e leve todo pensamento cativo ao Senhor.

17- Abandone as cinzas


O Espírito do Senhor Deus está sobre mim... 
a consolar [e trazer alegria a] todos os que choram... 
e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa 
[uma grinalda ou diadema de beleza] em vez de cinzas, 
óleo de alegria, em vez de pranto. 
Isaías 61.1,3

    Essa passagem diz especificamente que Deus quer trazer consolação e alegria, beleza em vez de cinzas para aqueles que estão tristes, mas para Ele fazê-lo você deve deixar as cinzas do seu passado. Algumas pessoas têm seus familiares cremados e guardam suas cinzas em uma caixa ou em uma urna. Finalmente, elas levam as cinzas para um lugar significativo e as atiram ao vento. É uma forma de deixá-las ir de forma permanente. Isso é o que Deus quer que você faça se tiver sido machucado no passado e estiver preso às cinzas. Se você deseja a alegria verdadeira, deixe essas cinzas e permita que o vento do Espírito Santo as remova de sua vida de forma permanente!

18-Vista a armadura de Deus e permaneça em sua posição


Portanto, tomai toda a armadura de Deus, 
para que possais resistir (e permanecer em seu território) 
no dia mau (do perigo) e, depois de terdes vencido tudo 
(feito tudo que a crise exige), permanecer inabaláveis 
(firmes em seu lugar). 
Efésios 6.13

   Quando o diabo vem atacá-lo, você deve usar a armadura completa de Deus se quiser resistir ao inimigo e realizar tudo o que Deus quer que você realize. Você deve perceber que o que você faz para vencer certa crise pode não ser a melhor maneira de vencer outra crise. A solução para seu problema não está num método ou procedimento, mas está no poder que Deus lhe dá para realizar o que Ele quer que você realize. Quando você lida com uma situação, a chave não está no seu método, mas em liberar o poder de Deus por intermédio da fé. Assim, vista a armadura de Deus, permaneça em sua posição contra o diabo, levante o escudo da fé e veja como o Senhor trará a vitória!

19-Seja uma bênção onde quer que vá


Como está escrito: (Aquela pessoa benevolente) 
distribuiu (generosamente), deu aos pobres, a sua justiça 
(suas obras de justiça, bondade, misericórdia e benevolência) permanece para sempre. 
2 Coríntios 9.9

   É bom e bíblico dar aos pobres, e esse deve ser um dos seus principais interesses. Procure pessoas necessitadas e abençoe-as. Compartilhe o que você tem com aqueles que são menos afortunados. Mas algo bom para lembrar é que todos precisam de bênçãos, mesmo os ricos, os bem-sucedidos e aqueles que parecem ter tudo. O que você comprar ou fizer por essas pessoas não é o mais importante; eles podem não precisar do presente, mas precisam de amor. Todos nós nos sentimos fracos algumas vezes e precisamos ser encorajados, edificados, elogiados e apreciados. Isso pode ser feito apenas com palavras, mas é agradável adicionar um presente quando apropriado. Lembre-se: Deus o abençoa para que você seja uma bênção não somente em poucos lugares, mas onde quer que você vá!

20-Discipline seus pensamentos e palavras

Do fruto da boca o coração (um homem moral) se farta, 

do que produzem os lábios se satisfaz (seja bom ou ruim). 
A morte e a vida estão no poder da língua; 
o que bem a utiliza come do seu fruto. 
Provérbios 18.20-21

   Problemas fazem parte da vida, mas Deus tem provido uma forma poderosa para você livrar-se da preocupação e da ansiedade que normalmente acompanham os problemas. Deus quer que coisas boas aconteçam em sua vida, mas você deve cooperar com Ele ao cuidadosamente escolher o que você pensa e fala. Ao falar palavras negativas você está atraindo experiências negativas, mas, quando você fala palavras positivas e cheias de fé, pode esperar receber a bondade de Deus. Sim, tempos de problemas são inevitáveis, mas é durante esses momentos que você tem a oportunidade de disciplinar seus pensamentos e palavras, obedecer a Deus e exercitar e aumentar sua fé. Quando você escolhe a disciplina, escolhe a vida.

21-Pare de tentar e comece a confiar


(Não em nossa própria força) 
porque Deus é quem efetua em vós 
[energizando e criando em vós o poder e o desejo] 
tanto o querer como o realizar, 
segundo a sua boa vontade (satisfação e deleite). 
Filipenses 2:13


   A maioria de nós deseja a vida abençoada que Deus planejou, mas reconhecemos que áreas em nossa vida precisam ser mudadas. Muitas vezes, você se propõe a fazer essas mudanças, contudo, a despeito dos seus melhores esforços, parece sem poder para fazer com que elas aconteçam. Tentar fazer as mudanças acontecerem pela sua própria força e planos sempre resultarão em frustração. Deus espera que você pare de tentar mudar e apenas comece a confiar Nele para operar as mudanças. Se você precisa mudar seus pensamentos, atitudes e comportamento, compreenda que você não pode fazer isso por si mesmo. Passe tempo com Deus e peça-Lhe que o ajude; afinal de contas, se Ele não puder fazê-lo, não poderá ser feito. Mas Ele pode... e quer!

22-Não permita que a dor lhe tire a alegria


Sabemos que todas as coisas cooperam (ajustam-se num plano) para o bem daqueles que amam a Deus, 
daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
Romanos 8:28

   A vida é cheia de situações injustas que podem criar um grande sofrimento para você, especialmente em seus relacionamentos com outras pessoas. Você experimentará algum sofrimento e dor, mas não tem de permitir que essas experiências destruam sua alegria. Você nem sempre pode escolher o que acontece em sua vida, mas pode escolher como vai reagir a isso. Se você foi ferido, Deus pode tomar as experiências ruins e fazê-las trabalhar para seu bem. Crer nessa verdade é uma decisão positiva que pode ajudar a interromper sua dor.

  Escolha aprender por meio das experiências dolorosas, em vez de desperdiçar seu sofrimento ao permitir que isso o torne amargo. Uma forma de fazer isso é vencer o mal com o bem ao assegurar-se de que você não está ferido com os outros. É um bom lugar para começar!

23- Use a Palavra como arma


Toda arma forjada contra ti não prosperará; 
toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás 
(você mostrará estar em erro). 
Isaías 54:17

     Certas situações de sua vida sempre parecem provocar pensamentos que você não quer e dos quais você parece não conseguir se livrar? Essa é uma fortaleza que o diabo construiu em sua mente, uma fortaleza que atrai e mantém certo tipo de pensamento. Há uma batalha em andamento, e isso está ocorrendo em sua mente. Deus tem um grande plano para sua vida, mas, se você permitir-se ser enganado pelo inimigo, seus pensamentos errados podem deter esse plano. Se você atacar esses pensamentos com a Palavra, usando-a como uma arma contra o diabo, Deus o libertará das fortalezas em sua mente. Ele mudará seus pensamentos e sua vida, e você começará a experimentar a abundância que Ele planejou para você o tempo inteiro.

24-Deixe Deus ter o controle


Buscai as coisas (ricas, tesouros eternos) lá do alto, 
onde Cristo vive... Pensai nas coisas lá do alto, 
não nas que são aqui da terra; 
Fazei, pois, morrer (privai do poder) 
a vossa natureza terrena (o desejo maligno). 
Colossenses 3:1-2,5

   É um desejo natural querer estar no controle de sua vida, contudo, não é um alvo possível.

   Assumir que você pode controlar todas as pessoas e situações que surgem em sua vida é uma expectativa irrealista, e isso o levará à frustração e à exaustão. Deus tem um plano abençoado para todas as pessoas, o que inclui uma vida bastante superior a tudo que o mundo possa oferecer, mas atingir isso envolve negar-se a si mesmo. Deus, incansavelmente, combate a carne, nossa natureza humana, e seu alvo é libertar-nos do controle da carne. O processo de abrir mão e desistir do controle pode ser doloroso, mas o resultado final vale a pena. Assim, pare de querer assumir o controle e deixe Deus ser Deus em sua vida.

25-Medite sobre Deus


Meditarei nos Teus preceitos e às Tuas veredas 
(marcadas pela Tua Lei) terei respeito. 
Salmos 119.15

   O salmista disse que pensava ou meditava nos preceitos de Deus. Em outras palavras, ele passava muito tempo ponderando ou pensando nos caminhos de Deus, em Suas instruções e em Seu ensino. A pessoa que faz isso, de acordo com o Salmo 1.3, é “como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido [prosperará, virá a amadurecer]”.

 

26- Um coração de criança


E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes 
(sem vos arrependerdes) e não vos tornardes como crianças (crédulas, humildes, amorosas, perdoadoras), de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança (crédula, humilde, amorosa, perdoadora), 
esse é o maior no reino dos céus. 
Mateus 18.3-4


   As crianças creem naquilo que ouvem. Algumas pessoas dizem que crianças são ingênuas, que elas acreditam em tudo, não importa quão ridículo isso pareça. Mas as crianças não são ingênuas, elas são crédulas. Faz parte da natureza da criança confiar, a menos que ela tenha experimentado algo que lhe ensine o contrário. Seu Pai celestial quer que você saiba que é um precioso pequenino, um filhinho para Ele, e que quando você vai a Ele como uma criança, demonstrando sua fé Nele, isso liberará o poder de Deus para cuidar de você. Deus não é como as pessoas. Se as pessoas no seu passado o machucaram, não deixe isso afetar seu relacionamento com o Senhor. Você pode confiar Nele. Ele cuidará de você como um Pai amoroso.

   Quanto mais tempo você passa meditando na Palavra de Deus, mais colherá dela. Quanto mais você ler e ouvir a Palavra, mais poder e habilidade terá. Quanto mais você se empenhar em mergulhar na Palavra de Deus, mais revelação obterá dela. Passe tempo esta noite meditando nos caminhos de Deus. Escolha um versículo que ministre a você e vá dormir pensando nele.

27-Um ouvido obediente


Digo, porém: andai (e vivei habitualmente) no Espírito (Santo) 
[responsivos, controlados e guiados pelo Espírito] e jamais satisfareis (gratificareis) à concupiscência 
(anseios e desejos) da carne. 
Gálatas 5.16

  Alguns cavalos têm aquilo que seus treinadores chamam de “um ouvido obediente”. Enquanto a maioria dos cavalos é guiada por um cabresto na boca, alguns são dirigidos pelo comando verbal. Um ouvido é sensível aos alertas naturais; o outro é sensível à voz de seu condutor.


  Deus lhe ensina o que é certo, e cada dia você deve escolher o que fazer. Para seguir a Deus, a carne deve ouvir “não”, e a carne sofre quando isso acontece. Você deve também compreender que pode haver momentos quando você está galopando apressadamente numa direção e o condutor lhe diz para parar e seguir outro caminho. Como o cavalo com o “ouvido obediente” você deve seguir ao Senhor em todas as suas orientações. Você deve aprender a dizer “não” à carne e “sim” a Deus.

28- Busque Soluções

... te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; 
escolhe, pois, a vida, para que vivas... 
Deuteronômio 30.19

  Algumas vezes nos queixamos de coisas que poderíamos mudar se simplesmente parássemos de lamentar por tempo suficiente para tomar alguma atitude a respeito do assunto. Por exemplo, se nos sentimos solitários, poderemos nos esforçar para sermos amigos de alguém. Podemos escolher ser livres ou permanecer na escravidão da auto-piedade. Podemos escolher ser vítimas ou vitoriosos.

  O Salmo 25.12-14 (AMP) diz: “Quem é o homem que reverentemente teme e adora ao Senhor? Ele aprenderá o caminho que deve escolher. Habitará em descanso, e sua descendência herdará a terra. O segredo da agradável e satisfatória companhia do Senhor têm aqueles que o temem, reverenciam e adoram; Ele lhes mostrará sua aliança e lhes revelará seus segredos [profundos, íntimos]”.

29-Virtudes Admiráveis

Mas digo, porém: andai [habitualmente] no Espírito [Santo][responsivos, controlados e guiados pelo Espírito], 
e jamais satisfareis à concupiscência da carne 
(da natureza humana sem Deus). 
Gálatas 5.16
 
“O fruto do Espírito Santo, as obras que a Sua presença realiza 
é amor, alegria (satisfação), paz, paciência (moderação, equilíbrio) bondade, debilidade (benevolência), 
fidelidade, gentileza (mansidão, humildade), 
domínio próprio (autocontrole, continência)” 
(Gálatas 5.22-23).


     As pessoas no mundo inteiro tentam adquirir essas virtudes por meio de livros de aconselhamento ou de auto-ajuda. Contudo, a Bíblia diz que, se caminharmos com Deus, a vida cheia do Espírito produzirá todas essas coisas dentro de nós. Entregue sua vida a Deus todo dia, e Ele criará um coração certo em você, um coração que desejará fazer as coisas que Ele planejou para sua vida.

30-Uma Nova Direção

Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes (e dos oprimidos); 
Tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás. 
Salmos 10.17
 
   Algumas vezes enfrentamos uma situação desagradável em nossa vida. Se observarmos, possivelmente descobriremos que as coisas que nos tornam infelizes hoje são frutos das escolhas que fizemos anteriormente.

     Hoje pode ser um novo começo. Penso que Deus nos deu um dia de 24 horas porque sabia que isso era tudo que podíamos administrar. Suas misericórdias são novas cada manhã (veja Lamentações 3.22-23). Você pode começar novamente esta manhã a viver para o Senhor. Determine-se a seguir a direção de Deus e fazer o que Ele disser. Você pode esperar “amanhãs melhores” se viver da forma certa hoje.

31-Caminhe em Integridade

Retribuiu-me o Senhor, segundo a minha justiça 
(minha integridade e sinceridade conscientes diante dele), recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos. 
Salmos 18.20
 
   Falar sobre a Palavra não é suficiente; precisamos praticar aquilo que dizemos crer. Deus nos abençoará se formos pessoas íntegras. Como cristãos, precisamos manter nossas promessas de fazer o que dissemos que faríamos. 

    Procure formas de demonstrar sua integridade hoje. Se você não pode prosseguir com algo com o qual se comprometeu, ao menos telefone ou escreva uma carta, dizendo: “Por favor, perdoe-me; eu não estava sendo dirigido por Deus, e não posso continuar a fazer aquilo que disse”. Dessa forma você ainda honrará a Deus e manterá seus passos na direção certa.

Fonte: www.joycemeyer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário