O ESPÍRITO SANTO: SUAS FUNÇÕES


O Espírito Santo é Divino e é a Terceira Pessoa 

da Santíssima Trindade. A Ele são atribuídas a 

Criação e a Providência. Gênesis 1.2: "O

Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. 

Jó 26.13: "Pelo seu sopro aclara os céus."

Eternidade — Hebreus 9.14: "Muito mais o 

sangue de Cristo que, pelo Espírito Santo 

eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a 

Deus, purificará a nossa consciência de obras 

mortas para servirmos ao Deus vivo!" Salmo 

90.2: "Antes que os montes nascessem e se 

formassem a terra e o mundo, de eternidade a 

eternidade, tu és Deus."

Onisciência — 1 Coríntios 2.10-11: "Mas Deus 

no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a 

todas as cousas perscruta, até mesmo as

profundezas de Deus. Porque, qual dos homens 

sabe as cousas do homem, senão o seu próprio 

espírito que nele está? Assim também as 

cousas de Deus ninguém as conhece, senão o 

Espírito de Deus”. Isaías 40.13: "Quem guiou o 

Espírito do Senhor? ou, como seu conselheiro, o 

ensinou?"

Onipotência — Miquéias 3.8: "Eu, porém, estou 

cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de 

juízo e de força, para declarar a Jacó a sua

transgressão e a Israel o seu pecado."

Onipresença — Salmo 139.7-10: "Para onde me 

ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei 

da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço 

a minha cama no mais profundo abismo, lá 

estás também; se tomo as asas da alvorada e 

me detenho nos confins dos mares: ainda lá me 

haverá de guiar a tua mão e a tua destra me 

susterá”. Jeremias 23.24: "Ocultar-se-ia alguém 

em esconderijos, de modo que eu não o veja? 

diz o Senhor: porventura não encho eu os céus 

e a terra? diz o Senhor."

Ele chama — Atos 13.2: "E, servindo eles ao 

Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: 

Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a 

obra a que os tenho chamado."

Ele convence — João 16.8: "Quando ele vier 

convencerá o mundo do pecado, da justiça e do 

juízo."


Ele administra — Atos 20.28: "Atendei por vós e 

por todo o rebanho sobre o qual o Espírito 

Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes 

a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu 

próprio sangue."

Ele se entristece — Efésios 4.30: "E não 

entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes 

selados para o dia da redenção."

Ele pode ser resistido? — Atos 7.51: "Homens 

de dura cerviz e incircuncisos de coração e de 

ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito

Santo, assim como fizeram vossos pais, também 

vós o fazeis."

Podemos pecar contra ele? — Mateus 12.31: 

"Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia 

serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia

contra o Espírito não será perdoada."

O PODER DO ESPÍRITO SANTO.

GEORGE W. RIDOUT. IMPRENSA METODISTA. 

SÃO PAULO-SP. 1933.

Comentários