O batismo do Espírito




“Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?” 
(Atos 19:2)

Esta questão foi perguntada por Paulo a um número de Cristãos que tinham sido batizados de acordo com o batismo de João, mas não tinham ainda ouvido falar do Espírito Santo e do mais alto ministério de Jesus Cristo.

Tão logo quando eles entenderam os seus privilégios, eles foram batizados no nome de Jesus e receberam o Espírito Santo.

Esta questão marca a linha de fronteira entre duas classes que compõe a igreja Cristã – aqueles que somente conhecem a Cristo como um Salvador que perdoa os seus pecados, e dá a eles a esperança do céu, e aqueles que O conhecem como uma Presença viva, uma Realidade pessoal, e um perfeito Salvador de todo pecado.

Quando o Senhor Jesus deixou o mundo, Ele prometeu que o Espírito Santo viria após Ele e terminaria o trabalho que Ele havia começado. Ele até mesmo acrescentou que o trabalho  do Espírito era tão importante que era “conveniente” para eles que Ele devesse ir embora. Para que com o tempo a presença do Espírito pudesse ser mais valorosa  para eles  do que até mesmo a presença contínua  de Cristo. Querido amigo, você tem uma coisa com você e em você, ou melhor, Alguém que está em você é mais valoroso para ti do que até mesmo se Jesus Cristo estivesse vivendo aqui na terra hoje?

Mas imediatamente alguém começará a arguir e dirá:
“O Espírito Santo não está no coração de todos os Cristãos?” O Espírito Santo está com todos os Cristãos, mas Ele está unicamente naqueles que tem aberto os seus corações, entregado o seu ser, e O recebido por inteiro. Um convidado não pode vir a sua casa sem o seu consentimento até que você o convide e lhe dê o direito de entrada.  

Deve haver uma preparação para a Sua vinda. Quando todo o seu ser ter sido despertado para a chegada Dele, obedeça-O,  e coopere com Ele, então Ele virá, “para fazer tudo muito mais abundantemente “ do que “pedimos ou pensamos.”

A vinda do Espírito Santo é a vinda de Deus; Ele é uma pessoa divina; Ele é um Ser muito glorioso. Você deve recebê-Lo com profunda humildade, veneração, e obediência.

Mas Ele é também o Espírito de Jesus Cristo. Ele vivia no Corpo de Jesus quando Ele estava na terra, e Ele tem sido humanizado e trazido para perto de nós ao ter chorado em Suas lágrimas e amado em Seus sacrifícios e serviços. Ele vem a nós como o coração do nosso querido Redentor.

A Coluna de Nuvem de Fogo que guiava o povo de Israel era um belo símbolo do Espírito Santo. No primeiro ano a Coluna  os guiou como uma presença gloriosa e distante sobre o monte e nos céus. Mas depois deste primeiro ano, desceu e entrou no Tabernáculo, e até mesmo depois disto esteve no “meio de Israel.” Então o Espírito Santo vem dentro de nossa vida Cristã e nos guia a uma certa distância primeiro; mas depois, quando entregamos  a nós mesmos como Moisés entregou o Tabernáculo para a Sua morada, Ele adentra,  e daí por diante Seu trono está em nosso coração, e o céu não está tão longe do céu, mas dentro de nós. Querido amigo, você tem este céu dentro de você? Você tem esta Presença bendita “no meio” de ti?

Aqui estão algumas das coisas que o Espírito Santo trará a você quando Ele vier habitar em ti:

(1)  Ele trará Jesus. Ele fará a Pessoa e a Presença de Cristo muito vívida e muito querida ao seu coração (João 14:20).

(2) Ele trará a você santidade, e “farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36:27).

(3) Ele trará a você poder, e as suas palavras, as suas orações, e o seu trabalho será dito para Deus (Atos 1:8).

(4) Ele trará a você alegria; e até mesmo quando as coisas estiverem sombrias e tristes ao redor de ti, você terá alegria que você não pode explicar, como os antigos discípulos, de quem lemos que  eles “estavam cheios de alegria e do Espírito Santo” (Atos 13:52).

(5) Ele te dará vitória sobre si mesmo e sobre os seus inimigos espirituais, “andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5:16).

(6) Ele será o espírito de oração em seu coração; Ele te ensinará a orar e Ele trará a você  a segurança que as suas orações serão respondidas (Romanos 8:26, 27).

(7) Ele abrandará o seu coração com amor, pois “o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22, 23).

(8) Ele te fará amar a sua Bíblia, e Ele deixará a sua Bíblia muito clara para você e muito querida para ti (João 16:13).

(9) Ele trará cura a você , “E, se o Espírito Daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo Seu Espírito que em vós habita” (Romanos 8:11).

The Baptism of the Spirit, artigo de  Albert Benjamin Simpson (1843-1919), publicado no "The Alliance Weekly", Vol. LXV, nº 7, 15 de Fevereiro de 1930. 


Comentários