A Bíblia do Marinheiro



     Há uns quarenta anos, faleceu um honrado oficial da marinha inglesa, deixando aos seus, como herança, uma Bíblia, única coisa que possuía. 

    Nela estava escrita as seguintes palavras:

    “Esta Bíblia me foi oferecida pelo Sr. Raiks (*), na cidade de Hertford, no mês de Janeiro de 1781, como prêmio à minha pontualidade na Escola Dominical e pela boca conduta que sempre levava. Acompanhou-me por 53 anos dos quais 41 passei no mar. 

     Durante esses anos dei 45 combates navais. Fui ferido treze vezes. Três naufraguei. Uma ocasião queimou-se o nosso bote. Por quinze vezes fui atacado das febres e sempre a Bíblia foi o meu consolo. Aos 26 de Outubro de 1834, dia em que completei os meus 60 anos, mandei-a encadernar de novo por Jayme Bishop, em Edimburgo. Tudo isto testifico com a minha própria firma.”

    Que Bíblia consultada! Que história comovedora não revelam essas palavras!

    Ouve-se o bramir da tempestade, sibilar das balas, o gemido dos feridos e o suspirar dos enfermos, e, depois de tanta ansiedade e perigo, voltamos os olhos para o livro e lemos: 

  “Sempre a Bíblia foi o meu consolo.” 

    Não é maravilhoso que esse livro produza tais efeitos?

    Haverá outro que se possa comparar com ele?

    Quão grande não é a responsabilidade daqueles que querem ocultar ao povo esse tesouro de consolação e força!

(*) Fundador das Escolas Dominicais

IMPRENSA EVANGELICA.VOL. XXIII, Nº 04, 22 DE JANEIRO DE 1887,   p. 29.

Comentários