Aritmética da Salvação



Uma das artes mais necessárias para o devido desenvolvimento do comércio, invenção e investigação científica é a aritmética. São tão indispensáveis os seus menores algarismos, que sem eles o mundo teria quase de ficar parado. Quão necessário, é pois, estar-se a par desta arte, que move, sustenta e desenvolve o imenso maquinismo do mundo. O mesmo princípio pode ser aplicado ao homem para o desenvolvimento prático do caráter. Há muitas qualidades que tem de ser somadas, muitas propensões a subtrair, muitas a multiplicar e muitas divisões a se efetuarem, antes que o homem chegue à suma perfeição.

Adição

“Vós outros aplicando, pois, todo o cuidado, ajuntai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor de vossos irmãos, e ao amor de vossos irmãos a caridade. Porque se estas coisas se acharem e abundarem em vós, elas vos não deixarão vazios, nem infrutuosos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o que não tem prontas estas coisas é cego, e anda apalpando com a mão.” II S. Pedro 1:5-9.

Subtração

“Ponhamos de lado todo o peso que nos detém, e o pecado que nos cerca. Toda a amargura, e ira, e indignação, e gritaria, e blasfêmia, com toda a malícia seja desterrada dentre vós outros; e não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas; e assim vede, irmão, de que modo andais sobre aviso, não como insipientes, mas como salvos, remindo o tempo.” Hebreus 12:1; Efésios 4:31; 5:11, 15-16.

Multiplicação

“A graça e paz seja multiplicada a vós outros pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo nosso Senhor. Porque poderoso é Deus para fazer abundar em vós toda a graça; para que estando sempre abastados de tudo, abundeis para toda a obra boa, assim como está escrito: Espalhou, deus aos pobres; a sua justiça dura para sempre dos sempres. E o que subministra semente ao semeador, dará também pão para comer, e multiplicará a vossa semente, e aumentará os acrescentamos dos frutos da vossa justiça.” II S. Pedro 1:2; Coríntios 9:8-10.

Divisão

“Não vos prendais ao jugo com os infiéis; porque que união pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comércio entre a luz e as trevas? E que concórdia entre Cristo e Belial? Ou que sociedade entre o fiel e o infiel? Portanto sai do meio deles, e separai-vos dos tais, diz o Senhor, e não toqueis o que é imundo; e Eu vos receberei, e ser-vos-ei Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo Poderoso.” II Coríntios 6:14-18. – Central Methodist.

In: IMPRENSA EVANGÉLICA.
11 DE SETEMBRO DE 1886, Nº 37, p. 291.

Comentários