Oscar e Elisa



http://4.bp.blogspot.com/-KkZFuImGvcQ/UbfiYARro_I/AAAAAAAAO2c/uS5JEd6efkU/s1600/xmasgirlwtoys.jpg
 Oscar e Elisa eram as pérolas de uma pobre viúva, na aldeia de Woodford Bridge, nove milhas ao noroeste de Londres.
     Raquel sua mãe amava-os extremosamente, e empregava os mais prudentes esforços para dirigir seus filhos a Deus. O jardim de Raquel era um modelo de curiosidade. Ninguém tinha galinhas tão gordas nem plantas mais mimosas, canteiros tão variados e abundantes. Os seus móveis, ainda que simples, apresentavam uma aparência elegante pela sua arrumação e limpeza.
   O seu modo afável e cheio de doçura atraia a atenção dos grandes e pequeninos. Seus filhos, educados na correção do Senhor, eram a completa riqueza de Raquel. Entre as diferentes instruções que ela sempre dava a seus filhos, a santificação do domingo, era todos os sábados advertida, para que no domingo não tocassem os objetos que nos outros dias lhes serviam de brinquedo. Oscar era  um menino temente a Deus, e cheio de piedade. Sua irmã Elisa era menos dedicada a Seu Criador e aborrecia a seu irmão por ele não a deixar brincar no dia de Domingo.
   Em uma tarde quando Oscar acabou de recitar a sua lição do Novo Testamento, foi ter com sua irmãzinha para lhe perguntar se já sabia a sua lição.
    Porém, Elisa tinha deixado seus livros no chão, e estava entretida com suas bonecas.
– Que fazes Elisa? Tu no dia de hoje fazendo isso? Não sabes que é Domingo? Já sabes a tua lição?
    Elisa corou de vergonha, e largou logo suas bonecas. Dali em diante sempre que chegava o Domingo ela nem ousava olhar para o seu caixão dos brinquedos, mas pegava no seu livro para decorar as lições.
  Daí por diante ela amava mais a seu irmãozinho, e o seu coração se afligia por tê-lo desprezado.
    Até aqui Elisa não recebia prêmios na escola do Domingo, porém depois, ela entrou na classe das meninas estudiosas, e era o tipo das boas meninas.
    Caros meninos, aprendei daqui o que vos pode custar uma simples transgressão no dia do Senhor. Vede como Elisa por causa das suas bonecas deixou de ser uma menina estudiosa e amante de seu irmãozinho. E quantos de vós fazeis coisas piores no dia de Domingo! Porém Jesus Cristo ama-vos. Ide a Ele, e Ele vos salvará.
    Imitai esta boa menina, e emendai-vos dos vossos maus costumes. E vós, ó pais e mães, que tendes a cargo de vossa consciência a educação de vossos filhos, não vos desprezeis de tomar o exemplo do menino Oscar, em repreender a vossos filhos quando eles sejam encontrados a profanar o santo dia do Senhor; e imitar sua boa mãe, em dirigir vossos filhos no caminho da verdade, e ensiná-los a ser obediente à lei de Deus.
    Se obrardes em contrário, o Senhor requererá as vossas mãos o sangue de vossos filhos. Como aconteceu ao sacerdote Eli, assim vos acontecerá também a vós. Vide 1 Reis 3:12-15.
  
IMPRENSA EVANGELICA.
ANO VIII, Nº 10, 18 DE MAIO DE 1872, p. 77.

Comentários