Desculpas (Do livrinho “Without Excuse” pelo Rev. Arthur J. Smith)




 1. QUE É O PECADO?
1. Transgressão da Lei de Deus (i. e.: ir contra a lei)
“Qualquer que comete pecado, comete também iniquidade(transgressão da lei); porque o pecado é iniquidade.”   
1 João 3:4

2. Toda a injustiça ou iniquidade.
“Toda a injustiça é pecado”. – 1 João 5:15 [Versão Brasileira] 

3. Proceder duvidoso.
“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” – Romanos 14:23

4. A incredulidade.
“E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em Mim.” – João 16:8-9

5. Não alcançar o alvo.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” 
– Romanos 3:23

“O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Ficar destituído da glória de Deus, é, pois, deixar de alcançar o fim por excelência.”

6. Não cumprir o dever.
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4:17

7. Ingratidão.
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” Mateus 22:37-38

2. Quem comete pecado?

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” 
– Romanos 3:23

“Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.” 
–Romanos 3:10

“Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.” – Eclesiastes 7:20

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho.” – Isaías 53:6

“Se dissermos que não pecamos, fazemo-Lo mentiroso, e a Sua palavra não está em nós.”– 1 João 1:10

3. Os Efeitos do Pecado

1. Degrada o homem.
“Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção.”  – 2 Pedro 2:12

“Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem.” – Salmo 49:12

2. Escraviza o homem

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” – Romanos 6:16


“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” – João 8:34

3. Interrompe a comunhão do homem com Deus
“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça.” – Isaías 59:2

4. Faz que as bênçãos de Deus não caiam sobre nós.
As vossas iniquidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem. – Jeremias 5:25

5. Exclui-nos de Deus.
“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” – 1 Coríntios 6:9-10

6 Termina na morte.
Porque o fim delas é a morte. [...]. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. – Romanos 6:21, 23 

A PENNA EVANGELICA. 
Cuiabá-MT, 13 DE AGOSTO DE 1931. 
ANO VII, Nº 251

 AO LEITOR

O autor procurou e copiou as respostas que Deus dá às desculpas de muitos que recusam crer em Cristo e confessá-lo.

    Espera-se que este trabalho seja útil aos obreiros cristãos e possa guiar a quantos buscam a Jesus.

    “Porque as suas coisas invisíveis desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade; se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inexcusáveis.” – Romanos 1:20

_______________________

1.   “HÁ MUITOS HIPÓCRITAS NA IGREJA”

1.   Aquele que vê as faltas alheias antes de ver as suas próprias é que é o verdadeiro hipócrita.

“Não julgueis para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidará em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” – Mateus 7:1-5.

2. Mesmo que haja hipócritas na Igreja, isto não te desculpa. Há hipócritas em todas as demais profissões, mas isto não constitui argumento contra as profissões, mas isto não constitui argumento contra as profissões; nem tampouco é argumento contra Cristo o fato de se encontrarem hipócritas na Igreja. No julgamento não responderás pelos pecados dos hipócritas, mas sim pelos teus.
“Portanto, és inexcusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?” – Romanos 2:1-3.

“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Por que está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor: todo o joelho se dobrará diante de Mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” – Romanos 14:10-12.

2. Uma coisa é certa: embora possa haver hipócritas na Igreja aqui na terra, eles não entrarão no céu. Se não queres ficar para sempre com os hipócritas no inferno, é necessário tornar-te crente agora.

“Mas ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando, serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno!” – Mateus 23:13 e 33.

“E separá-los-à, destinará a sua parte com os hipócritas: ali haverá pranto e ranger de dentes.” – Mateus 24:51.

II. – Porque Deus criou o homem para depois condená-lo?
             Deus não condena o homem. O homem é que se condena a si mesmo, quando recusa crer em Cristo. Ele próprio fecha a porta do céu para não entrar.

    “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” – Marcos 16:16

    “Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus sobre ele permanece.” – João 3:18 e 36.

III. “Eu não sou tão mau quanto isto. Há outros piores do que eu.

1. A questão não é quanto à grandeza do teu pecado, mas quanto ao fato de seres pecador.

(a) Nasceste em pecado.

“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” – Salmo 51:5

(b) Teu coração está cheio de pecado.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá? Eu, Senhor esquadrinho o coração, Eu provo os rins: e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo os frutos das suas ações.” – Jeremias 17:9-10

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba,  loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” – Marcos 7:21-23

(c) És um pecador. Todos o são.

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” – Romanos 3:10-12, 23

2. Se não serves a Deus serves a Satanás.

“Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” – 1 João 3:8

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” – João 9:34 e 44.

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” – Romanos 6:16

3. Podes não te considerar muito mau, mas és réu do maior de todos os pecados que o homem pode cometer, se não tens amado a teu Criador.

“E um deles, doutor da lei, interrogou-O para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” – Mateus 22:35-38 

Se este é o primeiro mandamento, deixar de cumpri-lo é certamente o primeiro e grande pecado, não é?

4. És também réu do pecado, da descrença, o que realmente importa em rejeitar a Cristo.

“E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em Mim.” – João 16:8-9
“Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, Eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o Seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” – Hebreus 10:28-31

5. Deus te chamará a conta por todos os teus pecados.

“Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus, o qual recompensará cada um segundo as suas obras.” – Romanos 2:4-6

6. Se não te arrependeres de teus pecados, e não creres em Cristo e O confessares, ficarás eternamente perdido.

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.” – Apocalipse 21:8

A PENNA EVANGELICA.
ANO VI, Nº 227, CUIABÁ-MT, 22 DE FEVEREIRO DE 1931.

  “Dizem continuamente aos que me desprezam; o Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo o propósito do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a Sua palavra? Quem esteve atento à Sua palavra e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor, e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.” – Jeremias 23:17-19.

7. Se não compreendes tua condição e perigo, é evidente que Satanás te cegou.

“Mas, se ainda o nosso Evangelho está encoberto, para os que perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 
– 2 Coríntios 4:3-4

“Etenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.” – Efésios 4:18

IV. “EU NÃO CREIO QUE ME SEJA NECESSÁRIO FAZER UMA PROFISSÃO PÚBLICA OU UNIR-ME À IGREJA. SE, TANTO QUANTO ME É POSSÍVEL, PROCURO VIVER COMO UM CRISTÃO, COOPERANDO NO TRABALHO DA IGREJA PELA MINHA PRESENÇA, OFERTAS E TRABALHO PESSOAL. É ME PORVENTURA NECESSÁRIO LIGAR-ME FORMALMENTE À IGREJA? É ESSENCIAL PARA A SALVAÇÃO SER MEMBRO DA IGREJA? 

“Não é uma questão de salvação, mas de privilégio e serviço. A Palavra de Deus declara que há alguns que se salvarão “como que pelo fogo” e outros “como a pele de seus dentes.” Esperas ser salvo deste modo? Supõe, como sugeriu alguém, que ponhas o teu argumento na forma de uma oração: “Pai Celeste: Tenho seguido o Teu Filho (até certo ponto), tenho obedecido a seus preceitos (com algumas exceções tenho feito alguma coisa em favor de Seu reino na terra (declinando, porém, da honra de me naturalizar cidadão desse reino); em suma, tenho procurado cumprir o meu dever para com todo o mundo, exceto para com Jesus Cristo; e penso que devo ser desculpado por ter deixado de honrá-Lo abertamente.” Pensas com sinceridade que Deus ficaria satisfeito de ouvir e responder a uma oração dessa natureza e te daria uma plena entrada no Seu reino? Sabes que não.

V. “EU SOU TÃO BOM QUANTO OS PROFESSOS.”
     Num sentido pode ser verdade. Tua vida externa pode ser tão exemplar como as vidas de muitos membros da Igreja. Não serás salvo, entretanto, por seres bom nem te perderás por seres mau, mas por aceitares ou rejeitares a Jesus Cristo.

 “E Jesus clamou e disse: Quem crê em Mim, crê, não em Mim, mas naquele que Me enviou. Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, Eu não o jugo; porque Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem Me rejeitar a Mim, e não receber as Minhas palavras, já tem quem o julgue: a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia” – João 12:44-48

“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, aquele que faz qualquer obra não lhe é imputada  o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas aquele que não pratica, mas crê naquele que justiça o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” – Romanos 4:3-5

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. não vem das obras para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8-9

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” – Marcos 16:16

VI. “EU NÃO VEJO NENHUM MAL NOS INOCENTES PRAZERES DO MUNDO”.

    A dificuldade é que os prazeres do mundo não são inocentes.

1. Eles abafam o Evangelho, impedindo a salvação e o serviço.
     “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e indo por diante são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição.” – Lucas 8:14

2. Resultam em pobreza e morte.
“Necessidade padecerá o que ama os prazeres” – Provérbios 21:17

3. Levam o crente a ficar ao lado dos inimigos de Deus.
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.” – Tiago 4:4

4. Não podemos seguir a Cristo sem renunciar a tudo, inclusive os prazeres.

    “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” – Lucas 14:33

DOIS HOMENS QUE RENUNCIARAM A TUDO POR CRISTO.

1. Moisés
“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.” 
– Hebreus 11:24,25

2. Paulo
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri, perdas de todas estas coisas, e as considero como estéreo, para que possa ganhar a Cristo.” – Filipenses 3:7,8.

VII. “EU ERA CRENTE, MAS PERDI TODO O INTERESSE NA REBELIÃO. NUNCA ORO NEM LEIO A BÍBLIA E RARAS VEZES VOU À IGREJA.”

1. Melhor te seria nunca teres sido crente, do que, tendo recebido o nome de Cristo o haveres abandonado depois.

“Porque se depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos, nelas e vencidos, tornou-se-lhe o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhe fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro da lama.” 2 Pedro 2:20-22.
2. Ainda assim Deus te ama e te roga que voltes. 

“Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do norte, e dize: Volta, o rebelde, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre vós; porque benigno sou, diz o Senhor e não conservarei para sempre a minha. Somente reconhece e tua iniquidade contra o Senhor teu Deus, transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde; e não deste ouvido à minha voz, diz o Senhor.

Convertei-vos, ó filhos rebeldes (apóstatas), diz o Senhor, porque Eu vos tomarei a um de uma cidade, e a dois de uma geração, e vos levarei, a ela Sião.” – Jeremias 3:12-14.

3. Deus não somente te convida a voltares, mas te promete perdão e restauração se te converteres.

“Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados, tens caído. Tome convosco palavras e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Expulsa toda a iniquidade e recebe-nos benignamente; e daremos como bezerros os sacrifícios dos nossos lábios. Eu sararei a sua perversão, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles”. - Oseias 14:1-2,4. 

4. A oração do Apóstata

'Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converte," - Salmo 51:12 e 13:5. 
A aspostasia é resultado da negligência da oração diária, do estudo bíblico e do culto.

Traduzido por Samuel Falcão 
(Do Expositor)

JORNAL A PENNA EVANGELICA.
ANO VI, Nº 228, Cuiabá-MT, 1º de Março de1931,
p. 2-3.

Comentários