João Ferreira Annes d’Almeida (1628-1691) é o tradutor da Bíblia para a língua portuguesa. Nasceu na cidade portuguesa de Torre de Tavares em 1628 e faleceu na cidade de Batávia, Indonésia, no ano de 1691. João Ferreira de Almeida estudava para ser padre católico quando certo dia leu um folheto intitulado La Diferencia de la Cristandad e se converteu à fé evangélica, unindo-se à Igreja Reformada. Concluiu a tradução do Novo Testamento no ano de 1645, que foi publicada no ano de 1681, em Amsterdã, Holanda. João Ferreira de Almeida traduziu o Antigo Testamento até Ezequiel, pois faleceu antes da conclusão, mas a sua tradução foi continuada por Jacobus op den Akker no ano de 1694. A publicação do Velho Testamento de Almeida se deu em dois volumes nos anos de 1748 e 1753.
A tradução de João Ferreira de Almeida chegou ao Brasil por intermédio da Sociedade Bíblica Americana que imprimia a tradução de Almeida e a pôs em circulação por meio de colportores que saiam pela imensidão do Império do Brasil espalhando bíblias.
Em 31 de Dezembro de 1881 o Imperador D. Pedro II foi presenteado pela Sociedade Bíblica Britânica com um exemplar da tradução da Bíblia de João Ferreira de Almeida, edição do ano de 1877, impressa em Lisboa, Portugal, uma edição "Revista e Correcta".
A tradução de Almeida por tempos ficou conhecida no Brasil como "a Bíblia protestante".
Comentários
Postar um comentário