Charles Haddon Spurgeon: um pregador de Londres


Charles Haddon Spurgeon nasceu em 19 de Junho de 1834 em Kelvedon, Essex, Inglaterra, e faleceu em 31 de Janeiro 1892, em Menton, França. Pertencia a uma família de pregadores evangélicos. Spurgeon tornou-se batista em 1850. Em 1852 tornou-se pastor em Waterbeach, Cambridgeshire e em 1854 tornou-se pastor da New Park Street Chapel em Southwark, Londres.

“A historia de sua conversão é bem simples. Opprimido pelo peso da tristeza em sua alma, dirigiu-se a uma capella methodista. Em falta do pregador que devia occupar o púlpito naquella manhã, assumiu a tribuna um operário baldo de estudos, mas cheio do Espírito. Annunciou seu texto das palavras do Senhor no livro de Isaias: ‘Olhai para mim e sede salvos todos os termos da terra’.” (A PALAVRA, nº 9, 31 de Maio de 1892, p. 1)

     Spurgeon foi pastor por 38 anos do famoso Metropolitan Tabernacle (Tabernáculo Metropolitano). Durante o seu pastorado no Metropolitan Tabernacle, Spurgeon criou o colégio de pastores (1856), um orfanato (1867), uma sociedade de literatura cristã, e fundou a revista The Sword and the Trowel.

    Em 1898 o Metropolitan Tabernacle sofreu um incêndio, restando pouca coisa. Foi reconstruído de maneira similar ao projeto original, mas em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, foi bombardeado, mas novamente reconstruído em 1957, porém com arquitetura diferente da original. Spurgeon foi um pregador que tantos ricos como os pobres paravam para ouvi-lo pregar. A literatura de Spurgeon é editada até os dias atuais, principalmente devocionais como “Dia a Dia com Spurgeon”.


Comentários