Magdalena (Madeleine)

Ilustração extraída de: Magdalena, Deposito da Rua das Janelas Verdes, Lisboa, Portugal, 1895, p. 18

Magdalena (Madeleine): uma rica literatura evangélica publicada no "The Sunday at Home" de 1883, que narra a história da órfã Magdalena. Magdalena era filha de Catharina. Catharina quando jovem vivia numa vila suíça com seu pai e sua mãe, porém, Catharina sempre teve o gênio forte e casou-se com um rapaz italiano, e foi-se para Florença, na Itália, deixando seu pai de coração partido e se esquecendo completamente os ensinos da Palavra de Deus que seu pai lhe ensinara. Catharina levou apenas a Bíblia que seu pai, o Sr. João Gabriel lhe dera. 
 
Chegando à Florença, no começo tudo parecia bem. Quando o marido de Catharina falece, fica ela viúva com a pequena Magdalena. Mas, antes de falecer Catharina envia uma carta para seu, pedindo-lhe perdão e lhe falando de Magdalena, pedindo que ele fosse ao encontro da menina e tomasse conta dela. 
 
João Gabriel, partiu para a Itália, mesmo com poucos recursos, a fim de encontrar sua neta. Magdalena ficou apenas com o "Livro" de sua mãe, que era a Bíblia que ganhara de presente e sob os cuidados do casal Rosa e José, que tinham uma pequena loja de utensílios domésticos. Quando João Gabriel encontrou Magdalena, partiram para a Suíça, mas no meio do caminho o avô da menina passou mal e Magdalena sem saber o que fazer pediu ajuda a umas pessoas estranhas que por interesses mesquinhos a ajudaram: levaram João Gabriel para o pequeno hospital da cidade e lá o deixaram. 
 
Esses estranhos eram saltimbancos, e queriam que Magdalena fizesse parte do grupo, pois exploravam crianças, obrigando-as a fazerem apresentações artísticas e faziam com que pedissem dinheiro por suas apresentações nas ruas e em outros lugares públicos. Mas Magdalena sempre recorria à Bíblia de sua mãe e lá encontrava conforto. 
 
Na caravana dos saltimbancos conhecera Pedro, o jovenzinho que em tenra idade fora "comprado" pelo chefe dos saltimbancos e desde então fazia penosos trabalhos e cuidava dos cavalos da caravana. Magdalena sempre lia a Bíblia para Pedro e foi assim que antes de morrer, Pedro achou a verdadeira alegria: encontrou a salvação em Jesus. Em seus últimos momentos Pedro disse à Magdalena: "Parece me impossível poder ir para o céu, quando me lembro que te­nho sido tão mau. Depois lembro-me do ladrão, sabes; Jesus perdoou-o, e me perdoará também." 
 
Após a morte de Pedro, Magdalena aproveitou a primeira oportunidade que pôde e fugiu junto com Sirrah, o cachorrinho de estimação de seu avô. Desde que ficara doente João Gabriel, o chefe da caravana mentiu para Magdalena dizendo que ele havia falecido. Assim Magdalena ficou com Sirrah. Magdalena escondeu-se num templo evangélico, pois sem saber, a caravana havia chegado à Suíça. Luiz Ambrósio a encontrou escondida na igreja, então Magdalena lhe contou a história de sua vida e lhe implorou que não constasse onde ela estava até a caravana partir. Luiz Ambrósio atendeu Magdalena e quando a caravana partiu, ele a levou para sua casa. Lá entrou em contato com o pastor da vila onde o avô de Magdalena morava, assim para a surpresa de Magdalena, o Sr. João Gabriel estava vivo. 
 
Se cumpriu o que João Gabriel um dia dissera à Magdalena: "o que Deus guarda está bem guar­dado."

Comentários