Foto: Bíblia de Mary Jones - Acervo National Library of Wales (Biblioteca Nacional do País de Gales)
Mary Emily Ropes (1842-1932) foi uma escritora evangélica nascida em St. Petersburg, Rússia. O pai de Mary E. Ropes era um comerciante russo chamado William Hooper Ropes. Passou a sua juventude na Rússia, depois se mudou para Londres e mais tarde foi para o País de Gales. Entre os livros mais famosos de Mary Ropes está “Mary Jones and Her Bible”.
Mary Jones and Her Bible narra a história da jovem muito pobre chamada Mary Jones que vivia no País de Gales, uma nação do Reino Unido da Grã-Bretanha que um dia sonhou em ter uma Bíblia. Nesta época livros eram muito caro, e somente quem tinha um bom poder aquisitivo podia comprar.
Mary Jones, ainda muito jovem, aprendeu a costurar e do pouco que ganhava, poupava para comprar sua Bíblia. O tempo foi passando até que chegou o dia que conseguiu ajuntar todo o dinheiro necessário para comprar sua Bíblia. Isso aconteceu em 1800, quando Mary Jones tinha cerca de 15 anos de idade.
Porém, mais uma dificuldade surgiu: não havia Bíblias em sua cidade, então lhe informaram que deveria ir à Bala, cidade distante umas 26 milhas (cerca de 40 quilômetros) de Llanfihangel onde morava.
Mary fez todo o caminho a pé e quando chegou à casa do Reverendo Thomas Charles, soube que todas as Bíblias em língua galesa estavam vendidas. Mary Jones começou a chorar e contou ao ministro sua história e o quanto havia caminhado para comprar uma Bíblia. O reverendo se comoveu e vendeu uma Bíblia para Mary Jones, mesmo estando o exemplar encomendado.
O Reverendo Thomas tomou uma decisão e foi falar com os outros pastores para criarem uma Sociedade que distribuísse as Escrituras na língua nativa de cada povo a preço acessível. Assim nasceu a Sociedade Bíblica Britânica (British and Foreign Bible Society), a primeira das Sociedades Bíblicas do mundo.
Comentários
Postar um comentário