O colportor francês André Cayret: um dos convertidos no pastorado de Robert Reid Kalley

 

 Extraído de: Imprensa Evangelica, nº 22, de 28 de Maio de 1892, p. 174

No Relatório de 1891 que relata o trabalho feito pelo agente e colportores da Sociedade Bíblica Americana, publicado no Imprensa Evangelica, nº 22, de 28 de Maio de 1892 aparece o nome do colportor francês André Cayret. Cayret era um negociante em Niteroi, Rio de Janeiro, casado com a brasileira Rita da Gama. Em sua juventude na França, André Cayret foi proibido por seus pais e por sacerdotes romanos de ler a Bíblia. Mas um dia viu uma Bíblia aberta na vitrina onde leu alguns versículos. Cayret ficou tão impressionado que mais tarde conseguiu um Novo Testamento e depois que veio para o Brasil se converteu ao Evangelho. Foi batizado junto com sua esposa em 7 de Fevereiro de 1864. Os colportores Sr. Gama e Sr. Jardim lhes evangelizaram. André Cayret era membro da Igreja Evangélica Fluminense. 

No dia 27 de Outubro de 1864 o Dr. Robert Reid Kalley foi pregar na casa em que Andre Cayret era inquilino, na rua da Conceição, nº 93, Praia Grande, quando alguns rapazes entraram durante o culto para fazer algazarra e zombaria. No dia 31 de Outubro de 1864 Kalley e Cayret procuraram o Chefe de Polícia de Niteroi e fizeram-lhe um requerimento pedindo providências para que se evitasse esse tipo de transtorno. 

Como colportor, começou a trabalhar na Sociedade Bíblica Americana em 1879. 

“Durante uma viagem a uma das Províncias do Sul em 1892, ficou doente... passado alguns dias, faleceu pacificamente para receber o seu galardão. Morreu longe do lar, deixando uma fiel e boa esposa, uma filha adotiva e um grande número de amigos a lamentar sua partida. Mas ele não esteve completamente entre estranhos: os missionários presbiterianos e amigos da cidade de Curitiba gentilmente cuidaram dele durante sua doença, e então sepultaram o corpo do servo de Deus, dando-lhe descanso, aguardando a ressurreição. Ele foi instrumento de Deus para colocar nas mãos das pessoas milhares de cópias de Sua Palavra escrita, e mostrou a muitos 'o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.'” (The Bible in the Brazil, Hugh Clarence Tucker: Young People's Missionary Movement of the United States and Canada, New York,1902, p. 85)

Comentários