O Pastor Reginald Young

 

                                             Foto extraída de: The Christian Herald, 1 de Abril de 1903, p. 269

“... o Sr. Young e a sua esposa começaram seus trabalhos no Brasil há três anos, e sem o suporte de qualquer diretório denominacional, simplesmente foram de casa em casa, levando a Palavra de Deus e conversando com as pessoas quando tinham a oportunidade. Gradualmente cultos de ensino foram iniciados, convertidos foram ganhos, e já estão prontos para levar as boas novas de salvação a outros. A cidade de São Paulo tem sido cuidadosamente visitada, e agora há uma grande congregação de ouvintes estimulados, muitos dos quais fizeram profissão de fé.

    Entre os primeiros convertidos estão o Senhor Samuel Mello, um homem de negócios com consideráveis recursos. O Espírito profundamente operou em sua mente, e então ele determinou-se a abandonar os seus negócios e devotar a si e suas propriedades ao serviço do Senhor. Por vários meses após cessar sua vida de negócios, dedicou todo o seu tempo ao estudo do Novo Testamento, sob a direção do Sr. Young. Ao fim daquele tempo ele começou a pregar nas reuniões evangélicas, que foram maravilhosamente tomadas pelo poder de Deus. Pelo conhecimento que ele tinha adquirido com as pessoas, conquistou uma maneira feliz de pregar, educada e convincente, cheia de sutilezas, complementada com ilustrações que prendia a atenção dos seus ouvintes. Depois de trabalhar por algum tempo com o Sr. Young em São Paulo, ele comprou uma tropa de mulas, a qual carregou com Bíblias, Novos Testamentos e porções das Escrituras. Com tudo isto, partiu numa longa viagem evangelística pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

     Em qualquer lugar ele dispunha de Bíblias e Novos Testamentos, vendendo-os quando podia, e doando-os quando encontrava pessoas ansiosas em obtê-los, mas sem recursos para comprar. Ocasionalmente ele organizava um culto evangélico, assistido por dois amigos que o acompanhava na viagem. Ao chegar em Paranaguá, uma importante cidade da costa marítima, ele visitou a cidade e pregou nas ruas. Tão atenciosas e sinceras que as pessoas foram, ele alugou um salão para fazer cultos mais longos. Aqui a presença de pessoas contou totalmente quinhentas pessoas. Havia muitos inquiridores entre eles, e o Sr. Mello decidiu ficar e prosseguir com o trabalho. Ele ficou lá por quatro meses, realizando cultos toda noite. O número de pessoas que estão indo regularmente e definitivamente cortou laços com as velhas associações, e são consideradas inquiridoras, é cerca de duzentos e cinquenta, enquanto setenta e cinco já fizeram profissão de fé, e estão demonstrando isto pela sua mudança de vida, a sinceridade de sua conversão. O Sr. Young enviou agora um evangelista experiente, o Sr. Glass, para ajudar o Senhor Mello, para que o Sr. Mello possa prosseguir como desejar, para outros lugares. Tem havido algumas perseguições na cidade, mas os convertidos permanecem firmes, e contribuições têm começado para comprar uma terra e erguer uma estação da missão.

     Oito dos vinte e um estados do Brasil têm até agora sido alcançados com o Evangelho. Ainda que uma extensa permanência não tenha sido feita em muitas cidades, a circulação da Palavra de Deus deve inevitavelmente produzir resultados, que serão vistos na próxima visita. Desde que o Sr. Young começou trabalhar a três anos atrás, ele e seus ajudantes têm distribuído 1.157 Bíblias, 3.102 Novos Testamentos, e 1.972 cópias separadas dos Evangelhos. Considerando o fato desses exemplares serem proibidos, e que as pessoas correm riscos ao tê-los em posse, a circulação é notável, indicando um impressionante grau de interesse do qual coisas boas são esperadas.

      Este trabalho se desenvolveu de pequenos começos, estendido quando os obreiros aproveitam as oportunidades que surgem. [...]. De todos os quatorze evangelistas que estão trabalhando, sob a direção do Sr. Young, exceto um, o Sr. Glass, são brasileiros convertidos, ganhos para Cristo durante os três anos passados. O Sr. Young diz que desde então não tem havido dificuldade no assunto de fundos. Se uma necessidade se levanta, dinheiro de uma parte ou outra chega. Ele está confiante que Deus continuará a prover os meios quando houver necessidade. Quando os fundos estiverem à mão, uma igreja será construída em São Paulo, e esforços serão feitos para alcançar os estados ainda não visitados. [...].

Extraído de: The Christian Herald, 1 de Abril de 1903, p. 269

Comentários

  1. A paz a todos. Qual é a origem denominacional do prezado pastor Reginaldo Young.?

    ResponderExcluir
  2. Reginald J. Young era, inicialmente, um missionário da New York Bowery Mission. Veio ao Brasil junto com sua esposa Kate como missionário independente e em 1901 junto com Frederick Charles Glass fundaram a Igreja Cristã Evangélica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário