O casamento de Martinho Lutero e Catarina Von Bora

 

Casamento de Martinho Lutero e Catarina Von Bora, ilustração de Friedrich Paul Thumann (1834-1908)

Em 13 de Junho de 1525, Lutero convidou seus amigos Bugenhagen, Justus Jonas, Apel e o pintor Lucas Cranach, juntamente com a esposa deste último, para jantar, e na presença deles entrou no sagrado matrimônio com Catarina Von Bora. Justus Jonas informou Spalatin desta jubilosa ocorrência com estas palavras: ‘Lutero casou-se com Catarina Von Bora. Ontem estive presente no casamento. Minha alma ficou profundamente comovida com o espetáculo que não pude conter minhas lágrimas. Assim foi feito e Deus assim o desejou. Desejo sinceramente a este homem excelente e verdadeiro, querido pai no Senhor, toda a felicidade. Deus é maravilhoso em Suas obras e em Seus conselhos.” (Life of Luther de Gustav A. Just, Concordia Publishing House, 1903, p. 84)

Martinho Lutero (1483-1546) e Catarina Von Bora (1499-1552) tiveram seis filhos: João, Elisabeth, Magdalena, Martin, Paulo e Margaretha.

Lutero era um pai amoroso e sentiu muito quando perdeu sua filha Magdalena. No início de Setembro de 1542, com já 14 anos de idade, Magdalena adoeceu. A jovem filha de Lutero faleceu em 14 de Setembro de 1542.

Lutero, no funeral de sua filha, falou estas palavras: “Temos a grande certeza da vida eterna, e Deus não pode mentir, pois foi Ele quem prometeu a vida eterna por meio e por causa de Seu Filho.”

Comentários