Graça maravilhosa...

 

“Graça maravilhosa, quão doce o som, 

que salvou um infeliz como eu.

Eu estava perdido, mas fui encontrado. 

Estava cego, mas agora vejo.”

Amazing Grace, John Newton (1725-1807)

Amazing Grace, ou, Graça Maravilhosa, é um dos hinos evangélicos mais populares do mundo. O autor da letra deste belíssimo hino é John Newton.

John Newton nasceu em Londres, Inglaterra, em 24 de Julho de 1725 e faleceu em 21 de Dezembro de 1807.

O pai de Newton era marinheiro e ele seguiu a mesma profissão. Então, ainda jovem, John Newton se entregou a vida marítima e foi neste meio que aprendeu comportamento torpe contrário à Palavra de Deus.

Certo dia, em Plymouth, desertou, então foi capturado, sofreu açoite e foi mantido preso, e depois foi degradado do cargo de aspirante.

Em 1746, nas Ilhas Banana, Serra Leoa, entrou no serviço de vender escravos. Sofreu muito nas mãos do dono do serviço. Foram quinze meses de durezas e asperezas.

Quando ele, finalmente, conseguiu escrever uma carta para seu pai, foram feitos arranjos para que um navio procurasse por ele e o levasse para casa. Na volta para casa uma terrível tempestade se levantou, John Newton começou a orar, e neste dia foi a sua conversão.  John Newton estava com 23 anos de idade nesta época.

Mas, John Newton ainda passou seis anos vendendo seres humanos como escravos. O arrependimento veio ao seu coração e ele viu que vender seres humanos era incompatível com a fé em Jesus.

No epitáfio de seu túmulo, com palavras escritas pelo próprio John Newton algum tempo antes de sua morte, diz o seguinte: “John Newton, uma vez um infiel e libertino, um vendedor de escravos na África, foi, pela rica misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, preservado, restaurado, perdoado e escolhido para pregar a fé que um dia lutou por muito tempo para destruir.” (The Church Missionary Atlas. Church Missionary Society, Londres, Inglaterra: 3ª edição, 1862, p. 14)

Comentários