August Hermann Francke (1663-1727) e a beneficência evangélica

 

Agust Hermann Francke (1663-1727)

August Hermann Francke nasceu em 1663 em Lübeck, Alemanha, e faleceu em 8 de Junho de 1727. “... aos onze anos jurou em suas orações privadas que dedicaria toda a sua vida à glória de Deus. Sua juventude não indicou nenhum afastamento desse propósito sagrado. Em Erfurt, em Kiel, em Hamburgo, em Leipzig, buscou diligentemente os estudos que o habilitariam para se tornar um professor de teologia. Em Leipzig, com outros estudantes, formou um Collegium Philobiblicum para prosseguir com o estudo negligenciado da exegese do Velho e do Novo Testamento... Mas quando em 1687, Francke foi para Lüneburg, se preparava para pregar sobre João 10: 31, pareceu que estava destituído da fé que estava prestes a ensinar aos outros... Por dias ficou em perigo. Mas, por fim, se levantou após a oração, certo da graça de Deus em Cristo. ‘Parecia que eu tinha passado toda a minha vida num sonho, e só agora tinha acordado’... em 1692, foi para Halle como professor de hebraico e grego, e pastor... Mas as instituições de benevolência que Francke estabeleceu foram mais influentes que até mesmo a universidade...” (A history of the Evangelical Lutheran church in the United States de Henry Eyster Jacobs, 1893, p. 136-137)

August Hermann Francke, “por volta de 1696, em Halle, na Prússia, iniciou o maior empreendimento para crianças pobres, então existente no mundo. Ele confiou em Deus, e Aquele em quem confiou não falhou com ele, mas o ajudou abundantemente. As instituições, que mais se assemelhavam a uma rua grande do que a um prédio, foram erguidas, e nelas cerca de duas mil crianças órfãs foram abrigadas, alimentadas, vestidas e ensinadas. Por cerca de trinta anos, tudo se passou sob os olhos de Francke, até 1727, quando agradou ao Mestre chamar o servo para a glória, e depois de sua partida, seu genro que tinha a mesma mente, tornou-se o diretor desta instituição.” (George Müller of Bristol de Arthur T. Pierson, 1899, p. 103)

George Müller (1805-1898) foi tocado pela biografia de August Hermann Francke que veio às suas mãos em Fevereiro de 1832, e a história de vida de Francke impressionou muito George Müller. No ano de 1835 George Müller levou a alguns amigos a proposta de abrir um orfanato evangélico em Bristol, Inglaterra, então, no ano de 1836 a proposta do orfanato foi concretizada.

Comentários