Philip Paul Bliss (1838-1876)

 

Philip Paul Bliss (1838-1876)

Philip Paul Bliss (1838-1876) foi um dos maiores compositores de hinos evangélicos de todos os tempos. Seus hinos ainda hoje estão presentes nos hinários evangélicos em toda parte do mundo. Mas, até chegar a ser um renomado escritor de hinos, Philip Paul Bliss teve um começo humilde. 

O jornal The Christian Colonist, 30 de Janeiro de 1880, p. 5, narrou assim o seu humilde começo: “... um menino modesto, franzino, de olhos grandes e pés descalços, num vilarejo no norte da Pensilvânia, passando por uma porta aberta, ouviu pela primeira vez na vida as notas encantadoras de um piano. Arrastado por sua estranha fascinação, parou e ouviu, até que a senhora lá dentro terminou a melodia, quando, com ousadia, disse: ‘Por favor, senhora, toque algo mais!’ Voltando-se para a porta, a ‘senhora’ meramente respondeu: ‘Sai daqui, com os seus pés grandes!’”

Philip Paul Bliss nasceu em 9 de Julho de 1838 numa casa feita de toras de madeira no condado de Clearfield, Pensilvânia, Estados Unidos. Quando tinha 13 anos de idade, trabalhou numa fazenda por 9 dólares ao mês. Depois trabalhou num acampamento madeireiro e depois numa serraria. Quando tinha doze anos de idade, confessou Cristo como Salvador pessoal publicamente, e então foi batizado por um pastor batista.

Philip era muito estudioso, e, por isso, aos 18 anos de idade foi indicado como professor em Hartsville, condado de Alleghany, Nova Iorque, e dois anos mais tarde foi lecionar na Academia em Roma, Pensilvânia.

Em 1857, também em Roma, Pensilvânia, compareceu a uma convenção musical liderada por William Batchelder Bradbury (1816-1868) e ali se intensificou ainda mais a sua paixão pela música.

Ainda na cidade de Roma, Pensilvânia, casou-se com Lucy J. Young em 1º de Junho de 1859.

“Em 1869, Bliss conheceu Dwight L. Moody, e o impressionou tanto aquele pregador maravilhoso que, anos depois, foi incentivado a dedicar-se ao trabalho evangelístico. Influenciado pelo Sr. Moody, o Sr. Bliss foi junto com o Major Whittle, no início de 1874, realizar cultos especiais em Illinois. A resposta do povo impressionou os líderes. Major Whittle, renunciou a seu trabalho onde ganhava 1.000 libras, já o Sr. Bliss abandonou suas muitas oportunidades, interrompeu todos os escritos seculares, convenções musicais, etc., e juntos devotaram suas energias ao trabalhos evangelísticos... No mesmo ano, publicou seu primeiro volume do hinário ‘Gospel Songs’, cujo lucro prometeu para o trabalho religioso. Nos anos seguintes foi publicado ‘Gospel Hymns and Sacred Songs’, editado conjuntamente por Sankey e Bliss.” (The Bendigo Independent, 16 de Maio de 1916, p. 6)

Em 29 de Dezembro de 1876, Philip e sua esposa estavam no trem que, ao cruzar a ponte sobre o Rio Ashtabula, caiu neste rio. Um passageiro que foi resgatado, afirmou que Philip Paul Bliss havia se salvado, mas retornou ao local do acidente para salvar sua esposa, e, infelizmente ambos faleceram neste fatídico acidente.

Entre os seus hinos mais conhecidos estão “More holiness give me”, hino 170 do Cantor Cristão, “Almost persuaded”, hino 250 do Cantor Cristão, e Let the lower lights be burning”, hino 403 do Hinário Evangélico.

Comentários