William Azel Cook e a Bíblia pelo interior do Brasil

  

Foto de William Azel Cook 

By Horse, Canoe and Float through the Wilderness of Brazil de William Azel Cook: The Warner Company, 1909, p. 229

“Comecei imediatamente a circular entre as pessoas oferecendo-lhes a Bíblia, lendo-a para elas e conversando com as mesmas, além de colocar em suas mãos um folheto bíblico. Muitos me olhavam com uma mistura de medo, desconfiança e curiosidade, enquanto outros aparentemente ouviam a Palavra de Deus com alegria. Encontrei um idoso que já possuía um Novo Testamento, obtido muito antes de algum colportor. Parecia ser um tesouro secreto, e foi trazido à luz depois que conversei por algum tempo com seu venerável dono. É uma ocorrência comum no Brasil que as pessoas possuem e leem secretamente a Bíblia. Quando o idoso descobriu que os versículos de meu panfleto coincidiam exatamente com os mesmos versículos de seu Novo Testamento, seu medo e reserva se dissiparam completamente e tornou-se muito cordial, confessando que gostava muito de ler a Bíblia. Outro dia, enquanto eu estava sentado na porta de minha cabana, um comerciante veio até mim pedindo que eu lesse a Bíblia para ele. Enquanto eu lia e falava, outras pessoas ficaram por perto para ouvir, e uma hora agradável foi passada. Tudo o que foi lido e falado parecia recomendar-se fortemente aos meus auditores. Por me temerem e me considerarem um estranho possuído pelo mal, como haviam feito no início, as pessoas agora ficaram menos arredias e começaram a se sentirem simpáticas a mim. Embora eu tenha lido e explicado a elas algumas das passagens mais fortes das Escrituras, tentei fazê-lo no Espírito de Cristo, e ouviram com bondade e interesse a tudo o que foi dito. Tenho certeza de que a experiência deste dia foi em resposta à oração para que os inquiridores possam vir a mim com mentes receptivas.” (By horse, canoe and float through the wildernesses of Brazil de William Azel Cook, 1909, p. 133)

Comentários