Extraído de: Jornal Batista, 24 de Março de 1932, p. 7
Foi o missionário presbiteriano Robert Morrison que deu à China a sua primeira tradução da Bíblia.
Morrison nasceu em Morpeth, norte da Inglaterra, em 05 de Janeiro de 1787, e faleceu em 01 de Agosto de 1834.
Robert Morrison se converteu aos 15 anos de idade. Em 1798 uniu-se à Igreja da Escócia. Em 1803 ingressou no Seminário Teológico. Surgiu em seu coração o anseio de levar o Evangelho ao mundo não evangelizado. Depois do falecimento de sua mãe, o pai de Morrinson deu-lhe consentimento, então ele ingressou na Sociedade Missionária de Londres. Em 1804 foi para o Seminário em Gosport, onde continuou até Janeiro de 1807, quando foi apontado como missionário para a China.
Em 4 de Setembro de 1807 desembarcou em Macau, na China. Mas, ao identificá-lo como missionário evangélico, os portugueses que tomavam conta de Macau lhe negaram entrada, então Morrison partiu para Cantão. Sem ter expectativas de aprovação de visto de entrada em Cantão pela Companhia das Índias Orientais, lembrou-se que tinha uma carta que o Sr. Madison, Secretário de Estado Americano, lhe dera a fim de que fosse entregue ao Sr. Carrington, Cônsul americano em Cantão. Após ser recebido na fábrica dos senhores Milner e Bull, começou com afinco a aprender a língua chinesa. Ganhou um trabalho como tradutor da Companhia Britânica das Índias Orientais. Em 1813 trabalhou na tradução do Novo Testamento e revisou sua tradução. Na tradução do Velho Testamento contou com a ajuda de seu amigo, o Sr. Milne. Em 1823 a Bíblia completa em chinês foi impressa em Malaca, cidade ao sul da Malásia.
“Durante os vinte e sete annos que Roberto Morrinson trabalhou na China, nunca lhe foi permittido fazer um só culto publico! Elle realizava cultos ás escondidas, com as portas e janellas trancadas, e a luz quase apagada, com medo de serem todos os assistentes presos e mortos. Pode-se ver, todavia, como eram grandes as difficuldades, e quanto devia ter sido o seu desanimo, porque na occasião da sua morte, havia somente três chineses convertidos!” (Jornal Batista, 24 de Março de 1932, p. 7)
Robert Morrison legou à China, após quinze anos de trabalho, um dicionário de inglês-chinês, deu início a um dispensário onde os pobres conseguiam consulta médica gratuita e remédios de graça, e ainda fundou um colégio.
Comentários
Postar um comentário