Samuel L. Brengle: um coronel do Exército da Salvação

 

Samuel Logan Brengle (1860-1936) 

Samuel Logan Brengle (1860-1936) foi um coronel do Exército da Salvação, e um primoroso escritor evangélico, cujos livros são editados até os dias atuais. Em língua portuguesa, os livros de Samuel Brengle “Para que sejamos santos”, e, “Em direção à santidade”, são bastante conhecidos.

“Foi na cabana branca, ao lado da pequena escola, que William e Rebecca Brengle deram as boas-vindas ao seu primogênito, Samuel Logan, em 1 de Junho de 1860.” (The War Cry, 16 de Agosto de 1969, p. 16)

O pai de Samuel lutou na Guerra Civil americana, e, ao ficar inválido, voltou para casa e meses depois faleceu. Alguns anos depois, Rebecca, mãe de Samuel se casou novamente.

Samuel Brengle cresceu amando a Bíblia e O Peregrino de John Bunyan. Desde pequeno participava ativamente dos cultos e da Escola Dominical na Igreja Metodista de seu vilarejo. Quando adulto, tornou-se um pregador do Evangelho. “...o Rev. Samuel Brengle se viu, em 1884, numa pequena comunidade rural. Seu primeiro sermão, pregado numa vila com pouco menos de quatrocentos habitantes, resultou na conversão de um diretor de escola secundária e de um funcionário dos Correios. Mais tarde, o diretor se tornou missionário na Índia. Em menos de um ano, o número de membros da igreja do circuito havia mais que dobrado. Em trenós ou em carroças, famílias inteiras vinham às suas reuniões, descendo das carroças com seus filhos sonolentos, que eram colocados na igreja.” (The War Cry, 16 de Agosto de 1969, p. 16)

Depois de estudar em Londres, Inglaterra, Samuel Brengle tornou-se um oficial do Exército da Salvação e casou-se com Eliazeth Swift, e juntos tomaram conta de grupos do Exército da Salvação. Samuel Brengle tornou-se escritor e o seu primeiro livro foi Helps to Holiness. Em 20 de Maio de 1936 Samuel Logan Brengle faleceu.

Comentários