A Bíblia na Rússia

 

A Revista The Bible in the World de 1915, p. 31-33, traz um artigo de William Canton intitulado The Bible in Russia (A Bíblia na Rússia), narrando um pouco do surgimento da Sociedade Bíblica na Rússia. Em 6 de Dezembro de 1812 um memorando para autorizar a criação da Sociedade Bíblica na Rússia em São Petersburgo foi apresentado ao Czar Alexander I. Em 18 de Dezembro de 1812 veio a aprovação do Czar, e então, em 23 de Janeiro de 1823 a Sociedade Bíblica da Rússia foi fundada. Devido às perseguições, esta Sociedade foi suprimida em 1826, pelo Czar Nicolau I.

Em 1867, enquanto visitava Paris, a vida do Czar russo Alexander II sofreu um atentando, mas ele escapou milagrosamente. Alexander II estava na capital francesa para participar de uma Exposição. Durante esta Exposição, G. T. Edwards que representava a Sociedade Bíblica, presenteou o Czar russo com um livro intitulado The Bible in every land (A Bíblia em cada terra), e chamou a atenção do Czar o fato do livreto trazer a informação de que a Bíblia estava traduzida em vários dialetos e línguas do domínio do Império Russo.

Um pouco depois do retorno à Rússia, do Czar Alexander II, facilidades para a reabertura da Sociedade Bíblica foram dadas. Então, em 1869 uma agência da Sociedade Bíblica foi aberta no norte da Rússia e na Sibéria, sob a direção do Reverendo W. Nicolson, e, em 1870, no sul da Rússia, uma agência da Sociedade Bíblica foi aberta em Odessa sob a direção de James Watt. Em 1880, a região do Cáucaso teve sua própria agência da Sociedade Bíblica dirigida por Michael Morrison em Tiflis. Já em 1895, a Sibéria teve sua própria agência dirigida por W. Davidson. Assim, a Bíblia se espalhou pela imensidão territorial do Império Russo.

Comentários