No coração do Brasil

The conquests of the Bible: British and Foreign Bible Society, 1903, p. 38

“Mato Grosso... A primeira visita já feita àquela remota região com a Bíblia, foi feita pelo nosso colportor, I. Correa, em 1876... Naquele tempo foram sondadas as duas principais cidades e seus subúrbios. No todo, considero esta viagem como uma das mais bem sucedidas em meus dezoito anos de distribuição da Bíblia...” (Sixty-Sixth Annual Report of the American Bible Society, 1882, p. 94)

“Um amigo da causa da Bíblia, comandante de um navio a vapor, gentilmente deu a um de nossos colportores uma passagem de graça do Paraná para a Província de Mato Grosso... Ali, Cuiabá, a capital, Corumbá e Ladário foram completamente diligenciadas, e, por ser a primeira vez, nenhum residente destas cidades tinham tido antes a oportunidade de procurar uma Bíblia para comprar, e o suprimento de Bíblias que levamos logo foi vendido...” (Sixty-first Annual Report of the American Bible Society, 1876, p. 85)

“No último ano [1905], uma expedição de colportagem muito importante e bem sucedida foi feita no País, indo direto para a parte central do Brasil. Deixando a ferrovia, uma jornada de mil milhas, percorridas de mula, trouxe os vendedores de Bíblia para Cuiabá, a capital de Mato Grosso... Por toda parte na viagem deles, os viajores encontraram disposição encorajadora da parte do povo em comprar Bíblias. Muitas vezes, as pessoas ainda não conheciam o livro que estavam comprando, já que era a primeira vez que estavam ouvindo sobre a Bíblia...” (The conquests of the Bible: British and Foreign Bible Society, 1903, p. 86)

 

“... na cidade de S. Luiz de Cárceres, não muito distante da capital de Mato Grosso, um colportor vendeu o equivalente a 13 libras em Bíblias em três dias.” (There is a river: British and Foreign Bible Society, 1906, p. 76)

Comentários