O dia que uma voz profética se calou

 

                            Pastor Martin Luther King (1929-1968)

A data de 4 de Abril de 1968, em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, foi o dia da história em que uma voz profética se calou. Esta voz era a voz profética do pastor batista Martin Luther King (1929-1968). Naquele dia 4 de Abril de 1968, Luther King foi covardemente assassinado.

O Dr. King foi pastor da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, Georgia. Lutou contra a discriminação racial, e lutou pelos direitos civis dos negros americanos. Martin Luther King tinha esse nome em homenagem ao pai da Reforma Protestante, o pastor Martinho Lutero (1483-1546). O Dr. King não escreveu livros, e seus escritos que ficaram é composto de sermões pastorais, discursos, e algo relacionado à sua vida acadêmica, uma vez que era formado em Teologia pelo Seminário Teológico Crozer e Doutor em Filosofia pela Universidade de Boston.

Em 28 de Agosto de 1963, em Washington, capital dos Estados Unidos, Luther King realizou o famoso discurso I have a dream (Eu tenho um sonho). Neste dia, cerca de 200.000 pessoas se reuniram próximas ao Lincoln Memorial, e, ainda houve transmissão por rádio e televisão. 

Neste dia glorioso para os negros americanos, o pastor Luther King fez o seu discurso: “‘Eu tenho um sonho hoje’... Com esta fé seremos capazes de trabalharmos juntos, permanecermos juntos pela liberdade, sabendo que seremos livres um dia...” (Woroni, 18 de Abril de 1968, p. 6)

O último discurso de Martin Luther King foi em 3 de Abril de 1968, no Templo Evangélico Bispo Charles Mason, em Memphis, no Tennessee, onde disse: “Estou tão feliz, não me preocupo com nada; não temo homem algum. Meus olhos viram a glória da presença do Senhor.”

Comentários