Reverendo Josiah Henson (1789-1883): o tio Tomaz de Uncle Tom’s Cabin

Josiah Henson (1789-1883)

O romance Evangelina, ou A Cabana do pai Tomaz (Uncle Tom’s Cabin) de autoria da escritora evangélica Harriet Beecher Stowe (1811-1896), traz como um dos principais personagens o Tio Tomaz, cujo nome verdadeiro é Josiah Henson (1789-1883), que ajudou a fundar a colônia canadense de Down Colony, Dresden, Ontário, após fugir da escravidão nos Estados Unidos.

No Brasil, o jornal presbiteriano independente O Estandarte, publicou o romance Evangelina, a partir sua edição nº 12, de 23 de Março de 1911.

 “Josiah Henson nasceu de pais escravos em Maryland em 1789... Ele foi vendido mais de uma vez, foi açoitado e teve que sofrer todos os horrores das peregrinações de um fugitivo à noite em Indiana. Em 1830, Henson chegou à costa canadense e sentiu que era um homem livre... adquiriu propriedades, tornou-se um pregador metodista e se dedicou à libertação daqueles que ficaram para trás no cativeiro. Depois, ele entrou no comércio de madeira, e foi bem-sucedido... Duas vezes visitou a Inglaterra... Na última ocasião teve a honra de um amistoso; audiência ou entrevista, melhor dizendo, com Sua Majestade, a Rainha...” (The Horsham Times, 17 de Julho de 1883, p. 4)

A conversão de Josiah Henson se deu quando sua mãe insistiu para que fossem a uma reunião do pastor John McKenny (1788-1847), que era padeiro, detestava a escravidão, e por isso, não empregava mão de obra escrava em seu negócio. A mãe de Josiah pediu a seu filho que rogasse a seu senhor uma autorização para poderem ir ao culto. Josiah Henson, relutante, obedeceu ao pedido de sua mãe, conversou com seu senhor, e ele lhes deu permissão para irem ao culto. Chegando lá, Josiah apenas ouviu o pregador, permanecendo do lado de fora, já que escravos eram impedidos por lei de assistir aos cultos junto às outras pessoas. Josiah narrou assim este momento, começando pelas palavras do pregador: “Jesus Cristo, o Filho de Deus, provou a morte por cada homem... pelo rico, pelo pobre, pelo escravo, pelo livre... ‘Seu coração estava cheio do amor de Cristo, e pelo poder do Espírito de Deus. Ele pregou uma salvação universal por meio de Jesus Cristo. Eu me levantei e ouvi. Tocou meu coração e gritei: ‘Eu me pergunto se Jesus Cristo morreu por mim’. E então me perguntei o que poderia tê-lo induzido a morrer por mim. Eu tinha então dezoito anos, nunca tinha ouvido um sermão, nem qualquer conversa sobre assuntos religiosos.” (Uncle Tom's story of his life: an autobiography of the Rev. Josiah Henson from 1789 to 1876, 1877, p. 30)

“O reverendo Josiah Henson serviu por muitos anos no ministério da Igreja Metodista Episcopal Britânica do Canadá...” (The War Cry, 12 de Agosto de 1961, p. 14)

Comentários