Viajando com a Bíblia pela Birmânia

Relatos do Reverendo W. Vickery: “No final de Agosto passado, o Rev. J. D. Disney, agente atuante da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, se propôs a ir comigo numa viagem pioneira pelo Distrito de Lago Inle no Shan Hills. Dirigimos-nos primeiro a Naungshwe, a capital do Estado no qual o lago está situado. Era um dia de feira ali, e vendemos um bom número de Bíblias, e realizamos um culto ao ar livre muito bem atendido. À tarde, fizemos planos para alugar um bote para nossa viagem. Este era o único meio de transporte. Como na maioria das vilas, os botes são construídos empilhados sobre a água. Alugamos um bote de três barqueiros... O dia que começamos a navegar estava chuvoso e com ventania, e, ao invés de cruzarmos o lago diretamente, tivemos que nos manter esquivando entre pequenas ilhas quando o vento soprava ferozmente. Depois de visitar dois lugares, onde um bom número de Bíblias foi vendido, chegamos a Peckon em 1º de Setembro... A Missão Batista Americana está estabelecida aqui por alguns anos... Aqui fomos bem sucedidos na distribuição das Escrituras: na tarde em que chegamos, e na manhã seguinte, vendemos por volta de duzentas e vinte cópias em birmanês, xã, taungthu, chinês, hindi, urdu, oriá, punjabi, e bengali. Também visitamos o Dr. Johnson da Missão Batista Americana, e encontramos cerca de setenta jovens realizando a reunião semanal deles do Esforço Cristão na igreja... Na feira de Saga, na qual chegamos em 07 de Setembro, vendemos cerca de 100 porções das Escrituras....” (Revista The Bible in the World, 1916, p. 10-12)