A Bíblia pelo Brasil

 


“A Sociedade Biblica Britanica começou a propagar a Biblia em português em 1809. Antes de 1822, anno da Independencia do Brasil, muitos exemplares foram semeados no país, por negociantes ingleses. Em 1822, uma remessa de 2.000 Biblias e Novos Testamentos chegou a Pernambuco, entrando livre de quaesquer direitos alfandegários, e foram todos os exemplares immediatamente comprados. Entre 1835 e 1854 foram espalhados 3.000 exemplares desde o Rio ao Pará. O primeiro representante da Sociedade no Brasil chegou aqui em 1856, e dois annos foram gastos em uma propaganda proficua nas cidades principaes do litoral entre Porto Alegre e Pará. Minas tambem foi visitada, indo o representante até ali com animaes carregados de Biblias. Pelo anno de 1865 desdobrou-se no Brasil o trabalho de colportagem, sendo em numero de doze os homens da nobreza bíblica que andavam pelos Estados, offerecendo a todos a Palavra de vida...” (Jornal Batista, nº 45, 11 de Novembro de 1926, p. 14)

Há um fato interessante de como a Bíblia, tradução João Ferreira de Almeida, primeiramente visitou as terras brasileiras: “Em 1705, Frederico IV, rei da Dinamarca, mandou alguns missionários para Tranquebrar, nas Índias Orientais, e em 1710 estes missionários, de volta na Europa, induziram homens piedosos, tanto da Alemanha como da Inglaterra, a fundarem a ‘Sociedade Promotora da Religião Cristã’, a qual não só comprou um prelo, tipos e papel, mas também mandou imprimir em Amsterdam a tradução de Almeida. Quando, porém, o navio partiu, a impressão do Novo Testamento não estava pronta ainda, e assim mandaram apenas 150 exemplares do Evangelho segundo Mateus. A viagem não foi feliz, porque, surpreendido por uma esquadra francesa, foi levado o navio ao Rio de Janeiro, e os evangelhos de Mateus foram distribuídos pela população do Brasil. Assim fica patente que Almeida conquistou o Brasil, já em 1712...”  (O Estandarte, nº 2, 1955, p. 4)

Em 31 de Dezembro de 1881 o Imperador D. Pedro II foi presenteado pela Sociedade Bíblica Britânica com um exemplar da tradução da Bíblia de João Ferreira de Almeida, edição do ano de 1877, impressa em Lisboa, Portugal, uma edição Revista e Correcta. Coube ao Reverendo João Manoel Gonçalves dos Santos (1842-1928), como agente da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, entregar a Bíblia ao Imperador D. Pedro II.

Comentários