A conversão de Frederick Charles Glass

 

Reverendo Frederick Charles Glass (1871-1960)

Foto extraída de: Adventures with the Bible in the Brazil de Frederick Charles Glass

Frederick Charles Glass (1871-1960) foi um incansável trabalhador em prol do Reino de Deus. Sua atividade como colportor ajudou a espalhar o Livro Santo, a Bíblia Sagrada, pela imensidão do Brasil, numa época em que havia intensa perseguição à fé evangélica, até mesmo por parte de autoridades civis.

A chegada de Frederick C. Glass ao Brasil: “foi no ano de 1892 que o Sr. Glass navegou para o Brasil com contrato com uma grande ferrovia brasileira. Ele teve um mau começo, pois pouquíssimo tempo após sua chegada, foi trancafiado numa deplorável prisão do interior sob a falsa acusação de sedição. As horas que ele passou naquela cela junto a criminosos e homens muito repugnantes, tão lastimáveis e cheio de pressentimentos medonhos, que o Sr. Glass jurou que se escapasse deixaria o Brasil no próximo vapor. Felizmente, o erro foi descoberto, e, sem cerimônias, foi liberado na manhã seguinte. Foi uma estranha coincidência que muitos anos depois retornou àquela prisão, desta vez, pois, do lado certo das grades, para pregar o Evangelho a um grupo de condenados. O Sr. Glass foi apontado para a vaga de oficial de ensaio, com excelentes prospectos para o futuro. Mas ele descobriu o chamado para a vida missionária e foi tão forte que, imediatamente após ser liberado de seu contrato, começou uma longa série de viagens entre as várias tribos nativas, e computa que sua jornada agrega pelo menos 25.000 milhas nas vastas florestas do interior daquele País." (The Northern Star, 13 de Dezembro de 1922, p. 6)

Sua conversão foi assim narrada no periódico The Free Will Baptist, nº 01, 05 de Janeiro de 1949, p. 12: “Em 1897, o Sr. Glass, um inglês, trabalhava como oficial de ensaio num grande estabelecimento britânico de mineração de ouro no Brasil. Lá, o Sr. Glass conheceu um datilógrafo canadense chamado Reginald Young, que fora um notório bêbado, briguento e jogador e que fora ‘repentinamente mudado completamente de uma hora para a outra’. E essa mudança milagrosa perdurou. O Sr. Glass ficou fortemente impressionado com esse homem e ficou profundamente convencido. Um dia o Sr. Young perguntou a Glass se ele acreditava em Deus e na Bíblia. ‘Claro que sim’, respondeu Glass. Olhando-o no rosto, o Sr. Young respondeu: ‘Então, se você não tem conhecimento de que seus pecados estão perdoados, há apenas uma pessoa para culpar, e essa pessoa é Frederick Charles Glass, pois aqui diz: ‘Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça’. O Sr. Glass ficou atônito... foi para seu quarto e orou fervorosamente, levantou-se da posição de joelhos, um homem perdoado e uma nova criatura em Cristo Jesus. Logo depois disso, o Sr. Glass teve um forte sentimento de que Deus o havia trazido ao Brasil para trabalhar para Ele... enquanto lidava com um minério de arsênico, o Sr. Glass foi violentamente envenenado e piorou rapidamente. Ele foi levado para o hospital da mina para morrer. Uma mensagem foi cabeada para seus parentes na Inglaterra para prepará-los para a notícia de sua morte. Quase ninguém se recuperava do tipo de envenenamento que o Sr. Glass contraiu. O superintendente da mina conversou com ele e durante a conversa comentou: ‘No que diz respeito ao seu contrato, vamos considerar isso como cancelado imediatamente’. O Sr. Glass diz: ‘É estranho dizer, mas imediatamente depois que o contrato foi cancelado, comecei a recuperar a saúde e as forças com uma rapidez maravilhosa. Todos ficaram maravilhados, e em poucas semanas eu estava tão saudável e bem corado como sempre em minha vida. Então, eu tive que enfrentar a questão vital do serviço mais uma vez, sem nenhum contrato para me esconder, e depois de uma luta considerável, eu me rendi.’ Depois que Glass se recuperou, a empresa quis renovar o contrato, mas ele recusou, embora não soubesse o que faria ou para onde deveria ir. Citamos novamente o Sr. Glass: ‘Imediatamente o caminho se abriu diante de mim... descobri que eu tinha uma habilidade dada por Deus para vender Bíblias, uma coisa que eu nunca sonhei em fazer antes.’ E por muitos anos o Sr. Glass vendeu Bíblias e ganhou homens para Cristo.”


Comentários