Hugh C. Tucker: espalhando a Bíblia pelo Brasil

 

Hugh Clarence Tucker (1857-1956)

O missionário metodista Hugh Clarence Tucker (1857-1956) foi um dos maiores nomes da propagação da Bíblia no Brasil. Seus relatos de distribuição da Bíblia na Nação brasileira se encontram no livro The Bible in Brazil. Hugh C. Tucker nasceu em 04 de Outubro de 1857 em Beech Creek, no estado norte-americano do Tennessee, e faleceu em Novembro de 1956 na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Criado num lar cristão, Tucker participava com assiduidade da Escola Dominical. Mesmo tendo poucos recursos financeiros conseguiu se formar no ensino superior e estudou na Academia Bíblica, na Universidade de Vanderbilt.

O missionário Tucker também se dedicou às obras de beneficência, fundando para isso o famoso Instituto Central do Povo no Rio de Janeiro, que foi o primeiro centro de serviço social do Brasil, e foi inaugurado em 13 de Maio de 1906.

Hugh C. Tucker assim falou sobre o início do Instituto Central do Povo: “Comprei o terreno de uma família norte - americana. Fica ao lado da chácara onde nasceu o maior dos escritores brasileiros, Machado de Assis. Em 1906, achei que aquele era o lugar para edificar uma escola destinada à classe proletária. A Gamboa era, então, como ainda hoje, infelizmente, um dos bairros esquecidos da cidade. Mas eu pensei que podia transformar muitos daqueles meninos briguentos, fadados á perdição, em homens de verdade. Tudo é uma questão de educação, pois Machado de Assis, que nascera no morro, não se havia tornado um grande homem?... Onde hoje se levanta o Instituto Central do Povo, a mesma casa serviu, no tempo da guerra do Paraguai, de fábrica de material bélico. Lá se faziam torpedos, antigamente. Hoje, educam-se crianças...” (Diretrizes, nº 198, 20 de Abril de 1944, p. 25)

 Crianças brincando no Instituto Central do Povo

Sobre sua chegada ao Brasil e ingresso como agente da Sociedade Bíblica Americana, a Revista Bible Society Record, Setembro de 1902, p. 136, traz o seguinte depoimento do próprio Tucker: “Era 4 de Julho de 1886 quando desembarquei no Rio de Janeiro. Por quatorze meses servi como pastor de uma congregação de língua inglesa no Catete, na Igreja Metodista Episcopal do Sul, e também conduzindo uma escola para garotos. Em 7 de Setembro de 1887, o aniversário da Independência do Brasil, entrei no serviço da Sociedade Bíblica Americana, e desde então minha missão especial tem sido dar aos brasileiros a Palavra de Deus escrita...”

Já sobre o seu ingresso na jornada de colportor, a fim de distribuir a Bíblia pelos rincões do Brasil assim foi narrado pela Revista Diretrizes, nº 198, 20 de Abril de 1944, p. 1: “Em 1888, H. C. Tucker recebeu um convite da Sociedade Bíblica de Nova York para distribuir, no território brasileiro, gratuitamente, as escrituras sagradas. Aceitou a incumbência. E durante cinco anos percorreu todo o país, do Acre à fronteira com o Uruguai, do Rio de Janeiro aos confins de Mato Grosso.”

Uma das grandes contribuições humanitárias de Hugh C. Tucker foi a ajuda para a chegada da vacina contra a febre amarela ao Brasil. Em 1944 Tucker foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a Ordem do Cruzeiro do Sul, reconhecendo sua dedicação à educação e à obra social neste País.

Comentários