Mártires da fé evangélica em Erromango

 


A Ilha Erromango, localizada no arquipélago das Ilhas de Novas Hébridas, era uma ilha habitada por canibais.

No outono do ano de 1839, um navio da Sociedade Missionária de Londres desembarcou em Erromango trazendo a bordo os missionários John Williams e James Harris, mas os nativos desta ilha mataram os missionários.

Anos se passaram, e outro missionário desembarcou em Erromango: era o missionário George N. Gordon. O primeiro serviço missionário de George N. Gordon, foi como colportor da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira na Ilha Príncipe Eduardo, que é uma ilha pertencente ao Canadá. Ele foi nomeado pela Igreja Presbiteriana de Nova Escócia como missionário para as ilhas do Pacífico Sul.

Antes da partida para Erromango, quando estudava medicina no Medical College de Londres, casou-se com a senhorita Ellen Catherine Powell, natural de Londres. O casal embarcou para Erromango, alcançando esta ilha em 17 de Junho de 1857. Enquanto o casal Gordon se esforçava para aprender a língua, os nativos pareciam cada vez mais agressivos.

Após cinco semanas de residência na Ilha, George N. Gordon traduziu os Dez Mandamentos para a língua nativa de Erromango. Depois, juntamente com sua esposa trabalhou na tradução do Evangelho de Lucas e do livro de Atos dos Apóstolos.

Em 20 de Maio de 1861, menos de quatro anos após a chegada de George N. Gordon e esposa à Ilha Erromango, um fato trágico ocorreu: nove homens foram na casa do missionário procurando tecido de algodão para fazer suas roupas. A esposa do missionário disse que deveriam procurar o marido dela, que estava trabalhando na construção de uma tipografia. Um deles foi até o missionário, porém os outros ficaram de tocaia, esperando o retorno de George N. Gordon. Então, quando o missionário se aproximava de sua casa, os covardes que estavam de tocaia, o atacaram com machados e ceifaram a vida dele. Quando a senhora Ellen saiu para ver o que estava acontecendo, sua vida também foi ceifada pelos cruéis agressores.

Três anos após o martírio do casal Gordon, outro membro da família embarcou para Erromango, o Sr. James D. Gordon, irmão do missionário George N. Gordon. Com a presença de James D. Gordon em Erromango, uma igreja evangélica foi construída. O livro de Gênesis e o Evangelho de Mateus foram impressos.

Em 7 de Março de 1872, quando James revisava a tradução que seu irmão, George Gordon fizera para o capítulo 7 de Atos dos Apóstolos, dois homens chegaram, e, quando um deles conversava com James, o outro o atacou no rosto com uma machadinha, ceifando assim a vida de James D. Gordon.

Outro canadense, o Sr. H. A. Robertson aceitou o desafio e continuou o trabalho evangélico iniciado pela família Gordon na Ilha Erromango, e, desta vez, a luz do Evangelho dissipou as trevas dos corações dos nativos desta ilha, e muitos se converteram. Enfim, trocaram a crueldade pelos ensinos da Palavra de Deus.

Comentários