Lutero em Wartburgo

 


Em 26 de Março de 1521 Matinho Lutero (1483-1546) recebe em Wittemberg uma citação e um salvo-conduto (habeas corpus preventivo) para ir até à Dieta instalada em Worms. O Imperador Carlos V queria saber mais sobre a pessoa do Lutero, sobre seus livros e suas ideias que andavam agitando o mundo político e religioso da época.

Então, em 17 de Abril de 1521, lá está Lutero presente em seu julgamento em Worms, tendo como espectadores a nobreza, o alto clero e príncipes. E, graças ao pedido de Frederico da Saxônia, o monge que abalou o mundo pode ser julgado na Alemanha, ao invés de Roma.

Martinho Lutero quando “... intimado a retratar-se, proferiu, perante o Imperador e os altos dignitários do Império, eloquente discurso, terminando com estas célebres palavras: ‘Refutai-me, pois, e convencei-me pelo testemunho das Santas Escrituras, em argumentos claríssimos, do contrario não posso e não quero retratar-me, pois não é seguro nem prudente agir contra a consciência. ’” (O Problema Religioso da América Latina, Eduardo Carlos Pereira: Empresa Editora Brasileira, 1920, p. 29-30). “Esta firme declaração provocou um profundo silêncio e admiração, até mesmo entre seus inimigos, e o Imperador disse que o monge tinha coragem ao extremo. O representante papal tentou fazer o Imperador quebrar sua promessa de salvo-conduto e queimar Lutero, assim como foi feito com John Huss, mas Carlos V respondeu que a palavra de um Imperador não podia ser quebrada. Assim que Lutero deixou Worms, o eleitor Frederico, seu amigo e apoiador, vendo o perigo em que se encontrava, sequestrou Lutero utilizando cavaleiros mascarados e o levou para o Castelo de Wartburgo, onde foi mantido em agradável confinamento para proteger sua vida. Foi ali que Lutero começou sua célebre tradução dos livros da Bíblia, a partir da língua original para a língua alemã.” (The War Cry, 29 de Julho de 1893, p. 2). “A tradução de Lutero da Bíblia foi feita enquanto estava trancado pelas paredes sombrias do Castelo de Wartburgo, na Floresta Negra.” (The War Cry, 17 de Agosto de 1940, p. 13)

Frederico, eleitor e duque de Saxe, nasceu no ano de 1463 em Torgau, e faleceu em 1525 Lochau. Considera-se que Frederico foi o primeiro príncipe protestante da Alemanha.

Comentários