O Reverendo William Fetler

O Reverendo William Fetler foi pastor da Dom Evangelia (Casa do Evangelho), um templo batista, numa época de avivamento espiritual em São Petersburgo, Rússia.

William Fetler se converteu à fé evangélica aos 15 anos de idade. Em 1904, durante o avivamento que emergiu no País de Gales, ele se envolveu com ênfase neste movimento e se tornou amigo de Evan Roberts (1878-1951), o expoente deste movimento de avivamento no País de Gales. “Em 1904, o grande Reavivamento varreu o País de Gales, por mais de um ano as igrejas ficavam repletas todas as noites, os salões fecharam-se por falta de venda de whisky, casas de má fama fecharam-se por causa da conversão dos seus habitantes, e centenas de milhares de convertidos foram acrescentados às igrejas.” (O Puritano, Ano LIII, nº 2011, 10 de Maio de 1952, p. 1)

Mais tarde, William Fetler retornou ao País de Gales para pregar nas conferências Rhondda Monthley Bible, organizadas por R. B. Jones.

Em 13 de Julho de 1913 o Pastor Fetler se casou com Barbara Kovalevsky que fora uma estudante da China Inland Mission Training Home.

“Em 22 de Novembro de 1914 enquanto estava numa reunião de oração na Dom Evangelia, a polícia chegou, e lhe foi dado 10 minutos para aprontar-se para o exílio na Sibéria. Dois dias depois, um membro desconsolado da igreja, com espanto, reconheceu o seu Pastor Fetler caminhado em direção dele como um homem livre! A igreja tinha orado e o Czar cedeu. Foi oferecido ao Pastor Fetler a deportação para qualquer país de sua escolha. Os dez dias que foram dados a ele para colocar todos os seus assuntos em dia, foram gastos na condução de cultos evangelísticos, nos quais umas 500 pessoas professaram conversão.” (Born in the fire de John Wood, s. d., p. 7)

O Pastor William Fetler escolheu ir para a Suécia, e de lá, em Abril de 1915, juntamente com sua esposa e seu filhinho Daniel, foram para os Estados Unidos. Em 1917, o Pastor Fetler fundou a Sociedade Missionária Russa.

Comentários