Os estundistas

 

Os estundistas eram um grupo de evangélicos da Rússia que, por não cultuarem de acordo com a religião oficial da Rússia, foram condenados ao degredo na Sibéria por causa de sua fé.  

“Os estundistas da Rússia eram assim chamados porque reservavam horas (studen) para estudo bíblico e oração, assim como seus ancestrais de Wuertemburg. Por isso, foram perseguidos pela Igreja Ortodoxa Russa. Assim, um decreto do Santo Sínodo em 1898 tirou deles o direito de criar seus próprios filhos e os obrigou a entregá-los a famílias ortodoxas ou sacerdotes. Eram excluídos de todo emprego público e até mesmo de emprego privado, não podiam comprar terras, nem viajar, nem se engajar no comércio. A alternativa era o exílio siberiano.” (The Sunday School times, 08 de Março de 1958, p. 193).

O jornal australiano The Freeman’s Journal de 08 de Novembro de 1902, p. 40, mostra como as autoridades judiciárias tratavam os estundistas na Rússia: “Diante da Corte Distrital de Odessa recentemente, dezesseis estundistas foram condenados a multas de quarenta rublos, e um mês de prisão para cada um. Durante o corrente ano cerca de 600 estundistas foram igualmente punidos pelos tribunais de Odessa, e os mesmos tipos de processos ocorrem periodicamente em todos os principais centros do sul...”

Na obra The Highway of Sorrow de autoria de Hesba Stretton (1832-1911), assim é narrado um culto estundista: “Agora, no escuro crepúsculo daquela bela noite, um pequeno grupo de estundistas se reuniu para orar e estudar a Bíblia. Havia de quinze a vinte pessoas presentes, homens e mulheres sérios e quietos, que não pediam nada além de serem deixados em paz para adorar a Deus, sem que ninguém os amedrontasse. A leve perseguição que eles tinham até agora se deparado, tinha apenas tendido a aproximá-los, e a dar-lhes aquele fervor de espírito que parece ser o dom especial de Deus para aqueles que sofrem por causa da justiça. Quantas vezes disseram uns aos outros: ‘ Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem. Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu...’” (The Methodist, 23 de Maio de 1903, p. 8)

Comentários