200 anos da Independência do Brasil

 

Em 07 de Setembro de 1822, o Brasil se tornou independente de Portugal. O Imperador D. Pedro I proclamou a Independência da nossa Nação. D. Pedro I “era jovem príncipe de 24 anos quando proclamou, nas margens do Ipiranga, a Independência do Brasil. Veio para o Brasil com nove anos. Em nossa terra, portanto, passou a parte final de sua infância e depois a adolescência e a mocidade... Era dotado de extraordinária coragem pessoal. Praticamente sozinho debelou movimentos de revoltas...” (Jornal Batista, nº 37, 10 de Setembro de 1972, p. 1)

O Jornal Batista, nº 45, 11 de Novembro de 1926, p. 14, traz um artigo de autoria do Reverendo Alexander Telford (1875-1952), que foi Agente da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, pastor da Igreja Evangélica Pernambucana e da Igreja Evangélica Fluminense, que cita um fato interessante ocorrido com a Bíblia no Brasil em 1822: Em 1822, uma remessa de 2.000 Biblias e Novos Testamentos chegou a Pernambuco, entrando livre de quaesquer direitos alfandegários, e foram todos os exemplares immediatamente comprados.”

No ano de 1822, ano da proclamação da Independência, a Bíblia entrando no Brasil, sem ter que pagar tributo, já era um sinal de que este Livro Santo se espalharia pela Nossa Nação. Por meio de colportores como Frederick Charles Glass, Hugh Clarence Tucker, Antão Pessoa, e outros abnegados servos do Senhor que enfrentaram a oposição das autoridades civis, eclesiásticas e judiciárias, além da discriminação social que havia contra evangélicos na época que trabalhavam como colportores, a Bíblia foi posta nas mãos dos pobres, e dos ricos, nas mãos de escravos, como nas mãos de pessoas influentes na política e na economia da Nação.

Em 31 de Dezembro de 1881, o Imperador D. Pedro II foi presenteado pela Sociedade Bíblica Britânica com um exemplar da tradução da Bíblia de João Ferreira de Almeida, edição do ano de 1877, impressa em Lisboa, Portugal, uma edição Revista e Correcta. Coube ao Reverendo João Manoel Gonçalves dos Santos (1842-1928), como agente da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, entregar a Bíblia ao Imperador D. Pedro II.

João Ferreira Annes d’Almeida foi o tradutor da Bíblia para a língua portuguesa. Ele nasceu em 1628, em Torre de Tavares, Portugal, e faleceu na Batávia, atual Jacarta, Indonésia, em 1691. Ele concluiu a tradução do Novo Testamento no ano de 1645, e esta tradução foi publicada no ano de 1681, em Amsterdã, Holanda. João Ferreira de Almeida traduziu o Antigo Testamento até Ezequiel, pois faleceu antes da conclusão, e sua tradução foi continuada por Jacobus op den Akker no ano de 1694.

Comentários