O Messias de Handel

  

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Pois, o Senhor Onipotente reina!”, famoso “The Hallelujah Chorus”, composto pelo luterano George Frederick Handel (1685-1759), é parte da obra-prima de Handel, o oratório “The Messiah”. Handel nasceu na cidade de Halle, Alemanha, em 23 de Fevereiro de 1685, e faleceu em 14 de Fevereiro de 1759.

A obra The Messiah” foi composta por Handel após ele ser acometido por uma doença muito grave. “Handel considerou que ele foi divinamente inspirado para escrever este trabalho, que terminou em vinte e três dias, um feito verdadeiramente notável. Foi apresentada pela primeira vez em Dublin em Abril de 1742, para a caridade, e foi imediatamente reconhecida como uma obra-prima. Na estreia em Londres, alguns anos depois, o monarca reinante da Inglaterra estava presente. Quando o Hallelujah Chorus começou, o rei e o grupo da realeza imediatamente se levantaram e todo o público logo seguiu seu exemplo. Esta tradição, formada há tanto tempo, ainda é observada até hoje.” (Victor Harbour Times, 24 de Novembro de 1961, p. 3).  

“Era desejo de Handel que a primeira apresentação do The Messiah acontecesse em Dublin, onde as receitas certamente seriam grandes. Mas, ele não queria lucrar com seu trabalho. Em vez disso, ele ordenou que o dinheiro fosse dedicado ao cuidado de prisioneiros, órfãos e doentes.” (Labor Call, 31 de Agosto de 1950, p. 1)

Comentários