A esposa do pastor Richard Wurmbrand

                                Sabina Wurmbrand (1913-2000) e Richard Wurmbrand (1909-2001)

Sabina Wurmbrand (1913-2000) era a esposa de Richard Wurmbrand (1909-2001). O pastor luterano Richard Wurmbrand ficou mundialmente conhecido por meio do livro de sua autoria “Torturado por amor a Cristo”, onde relata os quatorze anos que passou preso nas cadeias comunistas da Romênia por causa de sua fé. Em 26 de Outubro de 1936, Sabina se casou com Richard Wurmbrand. Richard e Sabina se converteram à fé evangélica em 1938, após o pastor Wurmbrand ganhar uma Bíblia de um carpinteiro Christian Wolfkes.

Em 1948, o pastor Wurmbrand foi sequestrado na rua pelos comunistas, e levado à prisão. Sabina foi presa por causa de sua fé em Agosto de 1950, e teve que deixar sozinho o seu único filho com o pastor Wurmbrand, o pequeno Michael Wurmbrand, de apenas nove anos de idade. O testemunho de como o pequeno Michael Wurmbrand sobreviveu sozinho à perseguição comunista instaurada na Romênia, é narrado no livro de autoria do próprio Michael Wurmbrand, intitulado “Cristo ou a bandeira vermelha”.

Quando Sabina foi presa, às 5: 00 da manhã, “... o barulho de botas foi ouvido na escada, e os soldados entraram no quarto dela. Eles gritavam, perguntando onde ela estava escondendo as armas. Ela respondeu: ‘A única arma que temos nesta casa está aqui’, e pegou a Bíblia. ‘Você vem com a gente para fazer uma declaração completa sobre essas armas.’ ‘Por favor, me deixe ter um momento para orar. Então, eu irei com vocês.’” (Christian Crusade Weekly, 15 de Agosto de 1971, p. 5)

Sabina Wurmbrand então foi levada pelos comunistas. “Ela foi colocada em confinamento solitário, saindo apenas para longos interrogatórios, questionando-a sobre seu marido, tentando encontrar suas fraquezas.” (Christian Crusade Weekly, 15 de Agosto de 1971, p. 5)

Sabina não aceitou cooperar com as informações requeridas, e lhe ofereceram segurança e liberdade se ela colaborasse. A esta proposta Sabina respondeu: “Obrigada, mas eu já me vendi. O Filho de Deus foi torturado e deu Sua vida por mim. Por meio Dele, posso alcançar o céu. Você pode oferecer um preço mais alto do que isso?” (Christian Crusade Weekly, 15 de Agosto de 1971, p. 5)

Sabina então foi removida de prisão, e teve que trabalhar na construção do Canal do Danúbio. No local que cabia apenas 600 pessoas, havia 3.000 prisioneiros.

Certo dia, permitiram a visita de familiares, e Michael Wurmbrand, filho dela, foi levado por um pastor à prisão onde estava Sabina. Numa segunda visita, Sabina disse ao seu filho: “Creia em Jesus”. O aprisionamento de Sabina Wurmbrand findou na primavera de 1953.

Comentários