Peter Doycheff (1856–1913) foi um pastor batista búlgaro que nasceu em Panagyurishte, Bulgária. Peter Doycheff ganhava o seu pão diário com o ofício de sapateiro. Converteu-se aos 20 anos de idade após a pregação do Reverendo Dr. House, um missionário da American Foreign Mission Board. Após sua conversão, Doycheff ingressou na escola missionária Samakov, Bulgária. Após a conclusão de seus estudos em Samakov, ele foi para os Estados Unidos onde continuou seus estudos e ingressou no Seminário Teológico de Princeton.
Após sentir o chamado missionário, retorna para seu país de origem, a Bulgária, e em Julho de 1902 dá início a um trabalho missionário pioneiro para os batistas da Bulgária, na cidade de Tchirpan. Sobre as tribulações do início do trabalho missionário de Tchirpan, Peter Doycheff escreveu o seguinte numa carta publicada no periódico The Baptist World, 02 de Fevereiro de 1911, p. 7: “Várias vezes minhas janelas foram quebradas, várias vezes fui apedrejado e uma vez me bateram com um grande pedaço de pau. Com todas estas tribulações, 57 pessoas foram batizadas neste período...”
“Doycheff empreendia longas jornadas a cidades distantes para pregar o Evangelho, e não era nada incomum para ele sofrer perseguição por parte de vigários e da polícia...” (The Baptist World, 24 de Julho de 1913, p. 8)
Comentários
Postar um comentário