Viagem de colportores

 

Relatos do colportor e missionário metodista Hugh Clarence Tucker (1857-1956): “Na manhã de 31 de Maio, em companhia de nosso colportor, Sr. Andre Cayret, deixei o Rio para uma curta viagem ao oeste, pela província, visitando as estações ao longo da ferrovia, dando atenção especial às cidades de Nova Friburgo e Sumidouro. Em cada um destes lugares, eu preguei para boas audiências e vendi muitas cópias da Bíblia. Também fomos para a parte nordeste de Minas, visitando no caminho algumas cidades pequenas, até chegar à cidade de Sta. Luzia de Carangola... Deste ponto, Cayret teve acesso neste lugares a um grupo de pessoas que nunca foram visitados por trabalhadores da Bíblia. Quando parti, ele estava vendendo Bíblias sem nenhum problema, e quando ouvi dele, seu suprimento de Bíblias estava perto de se esgotar. Outra caixa de Bíblias estava a caminho para ele, e permanecerá naquela região quatro ou cinco meses. Ao deixá-lo, me uni a dois outros colportores e fui com eles para Ponte Nova, na província de Minas, onde os deixei com um grande suprimento de Bíblias, e trabalho planejado por cinco ou seis meses. Em cada lugar, vendemos muitas cópias da Palavra, ainda que encontramos muita oposição dos sacerdotes romanos que diziam ao povo que as nossas Bíblias são falsas, e os ameaça com excomunhão se comprarem Bíblias ou irem ao nosso culto. Numa ocasião, ameaçaram me prender... Respondi que eu não tinha violado nenhuma lei ao vender nossas Bíblias, e o presidente da câmara da cidade me apoiou. Então, nosso trabalho seguiu com sucesso aumentado. Em quinze dias que passei com estes três colportores, vendemos 383 volumes da Bíblia. Deus está certamente abrindo os corações das pessoas para receberem a mensagem de Seu Filho...” (Bible Society Record, Agosto de 1889, p. 116)

Comentários