A conversão de Corrie Ten Boom

 

Corrie Ten Boom (1892-1983)

Corrie Ten Boom nasceu em Haarlem, Holanda, em 15 de Abril de 1892, e faleceu em 15 de Abril de 1983. Aos cinco anos de idade ela disse para sua mãe: “Quero Jesus em meu coração.” Sua mãe segurou sua mãozinha e orou com ela. A família Ten Boom era evangélica, e quando os nazistas dominaram a Holanda, no período da Segunda Guerra Mundial, fizeram de seu lar um abrigo para o povo judeu perseguido.

Na manhã de 28 de Fevereiro de 1944, a polícia nazista bate à porta do relojoeiro Casper Ten Boom. Todos os membros da família Ten Boom foram levados para os campos de concentração nazista. Corrie e sua irmã Betsie foram levadas para Ravensbrück, Alemanha, por ser ali o campo de concentração para as mulheres. Corrie e sua irmã Betsie se deparam com um lugar onde parecia difícil ensinar sobre a justiça, o perdão e a bondade de Deus. Corrie conseguiu com uma enfermeira que “facilitava” a entrada de coisas na prisão um Novo Testamento, já que não fora possível para esta enfermeira conseguir uma Bíblia completa. Assim, Corrie como crente que era, ensinou a Palavra de Deus naquele campo de concentração.

Na semana que iriam matar as mulheres da idade dela, uma ordem chega à Ravensbrück em 21 de Dezembro de 1944, dizendo: “libertem a prisioneira Cornelia Ten Boom”. Cornelia era o nome verdadeiro de Corrie. Corrie foi libertada em 28 de Dezembro de 1944. 

Quanto aos outros membros da família Ten Boom levados para campos de concentração, todos pereceram. Casper Ten Boom, pai de Corrie, faleceu no Hospital Municipal de Haia em 09 de Maio de 1944. “O relojoeiro Casper Ten Boom... era um cristão respeitado que amava profundamente sua família... Antes de sua prisão, Casper Ten Boom disse: ‘Se eu morrer na prisão, será uma honra ter dado minha vida pelo antigo povo de Deus’.” (The Church Herald, 05 de Outubro de 1979, p. 21).  Kik Ten Boom (1920-?) faleceu no campo de concentração Bergen-Belsen em data incerta. Willem Ten Boom (1886-1945) contraiu hepatite nas condições precárias do campo de concentração em que estava, e faleceu em 12 de Dezembro de 1945. Betsie Ten Boom (1885-1944) faleceu em Ravensbrück em data de 16 de Dezembro de 1944.

Comentários