A fé evangélica em Goiana, Pernambuco

 

No periódico Imprensa Evangelica, nº 08, 21 de Fevereiro de 1891, p. 60, aparece uma nota do reverendo metodista George Benjamin Nind (1860-1932), falando sobre a organização da Igreja Evangélica Goianense, em Goiana, Pernambuco. “Goyanna – Organisou-se no dia 30 de Dezembro proximo passado na cidade de Goyanna, no Estado de Pernambuco, a Igreja Evangelica Goyannense. Para contribuir a este fim, fez viajem áquella cidade, acompanhado pelo irmão George B. Nind, o Rev.  James Fanstone pastor da Igreja Evangelica Pernambucana. Durante os quatro dias que se demorou na cidade, pregou o Evangelho diversas vezes, baptisou dez pessoas, celebrou a Ceia do Senhor e prestou os  devidos conselhos. A nova Igreja compõe-se dos dez baptisados, e duas pessoas residentes em Goyanna que eram membros da Igreja Evangélica  Pernambucana. Foi eleito presbytero o irmão José Thomaz de Aquino, e secretario e thesoureiro o irmão Missena. Falta ainda á Igreja um pastor. Que Deus prepare um!...”

O Reverendo George B. Nind veio para o Brasil em 1882, e neste País permaneceu por dez anos. Ele faleceu nos Estados Unidos, em 1º de Junho de 1932.

Em 1892, nos Estados Unidos, George B. Nind começou um trabalho missionário metodista em língua portuguesa, em New Bedford, Massachusetts. Em 1901, começou um trabalho missionário na Ilha de Cabo Verde, e depois na Ilha da Madeira. Ele se aposentou do serviço missionário em 1924. “Em 1918 vivia ainda no lugarejo chamado Santo da Serra, da Ilha da Madeira, o missionário norte-americano Rev. George B. Nind, que bem merecia o nome do lugar onde dirigia a sua missão metodista: era um santo de Deus e vivia isolado no silêncio das montanhas da serra...” (A Noite, nº 17606, p. 4)

Comentários