Gladys Aylward (1902-1970)

 

Gladys Aylward (1902-1970) foi uma missionária evangélica nascida na Inglaterra, cujo campo missionário foi a China. “Sua proeza mais famosa foi durante a Guerra sino-japonesa, em 1938, quando guiou uma longa coluna de quase 100 crianças chinesas em segurança diante do avanço do Exército japonês.” (The Canberra Times, 05 de Janeiro de 1970, p. 5)

Gladys Aylward não tinha muito dinheiro, nem muito estudo, e nem amigos influentes que a apoiassem em seu sonho de ser missionária na China. Gladys trabalhava como copeira, e foi o dinheiro ganho com este serviço que ela conseguiu ir para a China. Antes, Gladys tentou ingressar na Missão para o interior da China, fundada por Hudson Taylor (1832-1905), mas Gladys foi recusada por ter pouco estudo. Gladys, antes de ir para a China, também fez trabalhos sociais nos lugares mais pobres de Swansea, Inglaterra.

Gladys Aylward se voluntariou para ser assistente de uma missionária em Shansi, China. A resposta dada a Gladys foi que ela deveria pagar sua própria passagem, e viver pela fé, já que não tinha nenhuma sociedade missionária para enviar sustento financeiro.

“Em 1930, armada com sua Bíblia, com cerca de dez dólares em espécie e a passagem dela, a senhorita Aylward partiu de Londres em sua jornada para a China. Após uma difícil e perigosa viagem pela Sibéria, ela alcançou o seu destino e uniu forças com outros missionários numa cidade remota no noroeste da China.” (Plattsburgh Press-Republican, 26 de Setembro de 1957, p. 6)

Comentários