Ida Scudder (1870-1960)

 

                                       Ida Scudder (1870-1960)

Ida Scudder (1870-1960) foi uma missionária evangélica, membro da Igreja Reformada Holandesa da América, que era médica e foi missionária na Índia por mais de cinquenta anos. A família Scudder era de longa tradição missionária, e começou a fazer missões na Índia no início do século XIX.

Em 1899, Ida Scudder tornou-se a primeira mulher a se formar em Medicina pela Universidade Cornell. Em 1901, Ida começou a trabalhar em Vellore, Índia. No começo, ela só empreendia serviço de dispensário, e o serviço médico, e atendia em seu próprio bangalô, por falta de espaço adequado. “Então, fundos foram levantados para construir um hospital de cinquenta leitos, e ali ela começou a treinar enfermeiras. Então ela imaginou a maneira pela qual as médicas indianas poderiam ser treinadas para atender seu próprio povo e iniciou uma escola de medicina. Logo foi necessário um hospital maior para fornecer treinamento adequado. Um local na periferia da cidade foi adquirido e os planos traçados para um grande hospital que cresceu passo a passo ao longo dos anos. Com a necessidade de hospedagens e laboratórios para a escola de medicina em mente, 250 acres de terra foram comprados a quatro milhas da cidade, e ali foram erguidos os belos edifícios de pedra da faculdade, em uma bela planície cercada por colinas altas e tranquilas.” (The Methodist, 14 de Janeiro de 1950, p. 5)

Em 1909, em Vellore, Ida abriu uma escola de enfermagem. Em 1918, sem dinheiro, ou grupo que a apoiasse, abriu a Escola Médica e Missionária para Mulheres em Vellore.

Comentários