Martinho Lutero e o Natal

 

Na época do Natal de 1497, Martinho Lutero (1483-1546) e seus amigos cantavam canções natalinas de porta em porta, para conseguirem um pouco de comida para se alimentar, quando estudava em Eisenach numa escola mantida por monges. E foi neste Natal de 1497, que Martinho Lutero encontrou os seus bons samaritanos: a família Cotta.

Lutero então parou na porta de uma imponente casa, a casa do magistrado e rico burguês, o Sr. Conrad Cotta. O jovem Lutero começou a cantar. A bondosa senhora Ursula Cotta ao abrir a porta, teve que às pressas socorrer Martinho Lutero que desmaiara de fome na porta de sua casa. Ela o pôs para dentro de casa, e cuidou dele como só uma mãe poderia cuidar. O tempo que Martinho Lutero permaneceu com a família Cotta e o apoio que ele recebeu desta família, permitiu-lhe estudar gramática, retórica e poesia na cidade de Eisenach.

A celebração de Natal sempre teve um lugar especial na vida de Lutero. “Acredita-se que Martinho Lutero tenha sido a primeira pessoa a decorar uma árvore de Natal. Caminhando numa véspera de Natal pela floresta, ele viu as estrelas brilhando entre as árvores bem verdes, e ele quis mostrar para sua família como foi isto, tirando um ramo da árvore de casa e decorando-o com velas acesas. Acredita-se, também, que Martinho Lutero escreveu as palavras da canção natalina ‘Num berço de palhas’.” (The Western Herald, 23 de Dezembro de 1966, p. 1)

Num berço de palhas 

(Away in a manger)  

Autoria atribuída a Martinho Lutero (1483-1546)

1. Num berço de palhas dormia Jesus,

O meigo Menino, que ali veio à luz,

Num rude presépio, de noite, em Belém,

Enquanto as estrelas brilhavam além.

2. Acorda o Menino o gado a mugir,

Mas Ele não chora; Se põe a sorrir!

Eu Te amo, querido Menino gentil:

Vem, guarda também O meu berço infantil!

Comentários