O jogador de críquete que se tornou missionário

 

                          Charles Thomas Studd (1860-1931)

Charles Thomas Studd (1860-1931), ou simplesmente C. T. Studd foi um jogador de críquete que se tornou missionário evangélico.

O pai de C. T. Studd, o Sr. Edward Studd, era um comerciante, que, após fazer grande fortuna na Índia, retornou à Inglaterra para desfrutar de sua fortuna, se converteu na campanha de evangelização de D. L. Moody em 1875, no Reino Unido da Grã-Bretanha. Edward Studd após se converter, convidou D. L. Moody, e outros pastores, e empresários cristãos para pregar e testemunhar nas várias reuniões que realizou em sua casa no interior.

Charles Thomas Studd estava vestido com seu uniforme de jogador de críquete para ir treinar, quando um pregador que estava ali hospedado, lhe interpelou: “‘Você é um cristão?”... C. T. Studd respondeu: ‘Eu não sou o que você chama de cristão...’” (The Herald, 05 de Setembro de 1931, p. 13). O pregador insistiu com Charles Studd sobre a vida eterna.

Em 1885, C. T. Studd deixou os confortos da Inglaterra e foi para a China, para ser missionário lá. 

C. T. Studd formou um grupo conhecido como os “Sete de Cambridge”, que empreendeu serviço missionário na China. Charles Thomas Studd ofertou sua herança milionária em prol do trabalho missionário.

C. T. Studd assim testemunhou de sua ida para a China: 

“Deus colocou em meu coração, e me fez desejar ir para a China... Não havia um de todos os meus parentes que não pensasse que eu havia enlouquecido. Meu irmão mais velho, que era um verdadeiro cristão, disse-me certa noite: ‘Charlie, acho que você está cometendo um grande erro’. Eu disse: ‘Não há erro quanto a isso.’ Ele disse: ‘...Acho que você está errado’. Eu disse: ‘Vamos pedir a Deus. Não quero ser teimoso e sair por aí por conta própria. Quero apenas fazer a vontade de Deus’... Ficamos de joelhos e colocamos todo este assunto nas mãos de Deus. Naquela noite eu não consegui dormir, mas parecia que eu tinha ouvido alguém dizer este versículo repetidas vezes: ‘Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão.’ Eu sabia que era a voz de Deus falando comigo... Eu tinha vinte e três quando fui para a China...” (The Australian Christian Commonwealth, 25 de Setembro de 1914, p. 6-7). 

C. T. Studd e sua esposa Priscilla Studd (1864-1929) passaram dez anos na China, e abriram um local de recuperação para viciados em ópio. Charles Thomas também foi missionário na Índia, e no Congo Belga.

Comentários