Eric Liddell: um atleta de Cristo

O missionário evangélico Eric Henry Liddell (1902-1945) nasceu na cidade chinesa de Tianjin, quando seus pais estavam em serviço missionário naquele país.  Ele era um esportista, e sua modalidade era o atletismo.

Em 1924, Eric Liddell representou a Grã-Bretanha na corrida de atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris, França, e a história da participação de Liddell foi contada no filme Carruagens de fogo (Chariots of fire), pelo seguinte: Eric Liddell estudava na Universidade de Edimburgo, e durante seu período de estudos, ele foi escolhido para representar a Inglaterra na corrida de 100 metros. Ele descobriu que a prova classificatória dos 100 metros seria disputada no Domingo. Ele, como cristão que era, se recusou a participar de uma competição no dia do Senhor. “Ainda que ele fosse considerado o melhor corredor do mundo naquela distância, a corrida foi realizada sem ele.” (The Western Mail, 20 de Março de 1952, p. 40)

Eric Liddell, sem o treinamento apropriado, foi inscrito para a prova de 400 metros de distância que ocorreu numa Segunda-Feira. Enquanto ele estava na faixa de largada da competição, um dos fisioterapeutas de sua equipe deu-lhe um pedaço de papel com uma das partes do seguinte versículo bíblico de 1 Samuel 2:30, que diz: “aos que me honram honrarei”. “E a promessa de Deus foi abundantemente cumprida. O homem que por sua convicção recusou a competir no Domingo, nos 100 metros, ganhou de modo brilhante e ainda quebrou o recorde mundial.” (The Western Mail, 20 de Março de 1952, p. 40)

Em 1925, Eric retornou à China como missionário e professor. Em 21 de Fevereiro de 1945, Eric Henry Liddell faleceu num campo de concentração em Weixian, China. Ele foi preso pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Comentários