William Colgate (1783-1857): honrando a Deus com suas primícias

 

 
 

William Colgate (1783-1857) era um jovem de dezesseis anos quando seu pai pediu que ele deixasse seu lar, pois era muito pobre para sustentá-lo. William então partiu com o pouco que possuía.  Ele encontrou um vizinho, um capitão de barco de canal, que lhe perguntou o que aconteceu. William Colgate lhe contou o que ocorreu, e lhe disse que a única coisa que sabia fazer para se manter era fabricar vela e sabão, profissão que aprendeu com seu pai.

O capitão disse a William: “‘... deixe-me orar com você mais uma vez e dar-lhe um pequeno conselho.’” (Moody Monthly, Dezembro de 1922, p. 173)

Os dois se ajoelharam e o capitão lhe disse assim: “‘Alguém em breve será o principal fabricante de sabão de Nova Iorque. Pode ser você, assim como qualquer um. Seja um bom homem. Entregue seu coração a Cristo, dê ao Senhor tudo o que pertence a Ele de cada dólar que você ganhar. Faça um sabonete de qualidade,  oferte uma libra completa, e tenho certeza de que você ainda será um homem próspero.’” (Moody Monthly, Dezembro de 1922, p. 173)

Chegando a Nova Iorque, foi difícil para Colgate encontrar trabalho. Ele se uniu à Igreja Batista da Rua Oliver. “Se lembrou de sua promessa feita ao velho capitão, e quando ganhou o primeiro dólar, disse: ‘Se o Senhor tem dez por cento, eu darei esse valor.’” (The War Cry, 18 de Agosto de 1956, p. 12)

 “Tendo emprego regular, logo se tornou sócio de seu patrão. Seu sócio faleceu e ele tornou-se o único proprietário do negócio. Ele manteve sua promessa feita ao velho capitão. Ele fazia um sabão que valia à pena, doou uma libra completa, e instruiu seu contador a abrir uma conta para o Senhor e levar dez por cento de toda a sua renda para essa conta. Ele prosperou, seu negócio cresceu, sua família foi abençoada. Ele ficou rico mais rápido do que esperava. Ele deu ao Senhor vinte por cento e prosperou mais do que nunca. Então ele deu trinta por cento, quarenta por cento, cinquenta por cento. Ele educou sua família, então ele deu toda a sua renda para o Senhor. Ele prosperou mais do que nunca. Este foi William Colgate, que deu milhões de dólares para a causa do Senhor e deixou um nome que nunca morrerá.” (The Baptist, 05 de Abril de 1900, p. 14)

Comentários