Nas prisões comunistas da Bulgária

                                       Haralan Popov (1907-1988) e sua esposa Ruth

                                         Foto: Door of Hope Magazine, Março de 1987, p. 7

 Haralan Popov (1907-1988), quando jovem, era um militante ateu. Ele nasceu em 1907, na cidade de Krasno, Bulgária, e teve uma infância muito pobre. Quando se mudou para Ruse, Bulgária, um amigo o convidou para ir a uma Igreja Batista. Haralan Popov pela primeira vez teve contato com um culto evangélico. Então, uma luta espiritual se formou em seu ser: crer em Deus ou continuar na descrença. O amigo dele lhe apresentou Petroff, que o visitou e testemunhou sobre Jesus Cristo, então Haralan se converteu e tempo depois se tornou pastor.

Em 1944, o comunismo chegou à Bulgária. Por causa de sua fé, os cristãos daquele país se tornaram inimigos oficiais do regime comunista. Haralan Popov já era um pastor conhecido, e liderava uma grande igreja. Logo, a perseguição dos comunistas alcançou o pastor Haralan Popov.

“Às 4 horas da manhã de 24 de Julho de 1948, a campainha começou a tocar sem parar. Meio adormecido, fui abrir a porta, e havia três estranhos: dois à paisana e um fardado. ‘Viemos examinar sua casa’, disseram eles, e foram direto para o interior da casa. Examinaram a casa toda, camas, livros, estantes, desenhos, tudo. Por três horas eles examinaram cada pedacinho que se podia ver na casa. Então eles vieram até mim e me pediram para acompanhá-los ao que disseram ser ‘um pequeno interrogatório’. Mal sabia eu que esse ‘pequeno interrogatório’ duraria 13 anos intermináveis!” (Maran-Ata, nº 10, Outubro de 1967, p. 15)

Em treze anos nas prisões comunistas da Bulgária, o pastor batista Haralan Popov foi submetido a torturas, à falta de comida e espancamentos. Desse momento de crueldade, o pastor Popov testemunhou: “A única coisa que me manteve vivo foi a minha fé em Jesus.” (Massachusetts Daily Collegian, 20 de Abril de 1973, p. 2)

Comentários