O reverendo presbiteriano Robert Murray McCheyne (1813-1843) nasceu em Edimburgo, Escócia, em 21 de Maio de 1813. Ele era o caçula de uma de cinco irmãos, e tinha a saúde frágil desde a infância.
“O irmão mais velho de Robert, David, era um cristão exemplar. David morreu repentinamente quando Robert estava concluindo sua graduação em Artes na Universidade de Edimburgo. A morte foi um choque duplo, pois Robert não só perdeu ‘seu amado e amoroso irmão’, mas também percebeu que ele próprio não estava preparado para encontrar Deus. Ele começou a ler a Bíblia avidamente, sentou-se para ouvir a pregação fiel, e rapidamente sua compreensão e convicções cresceram. Ele lembrou a visão de seu irmão David de que o ministério cristão era ‘a obra mais abençoada na terra’, e no final de 1831 encontrou-se matriculado como candidato para o ministério pastoral na Igreja da Escócia. Um de seus professores foi o grande teólogo Dr. Thomas Chalmers...” (The Australian Church Record, nº 1807, 06 de Agosto de 1984, p. 4)
Em 1831, ingressou no Divinity Hall para se preparar para o santo ministério pastoral. “Tendo completado o currículo de estudo prescrito pela Igreja da Escócia, ele foi licenciado para pregar o Evangelho em 1º de Julho de 1835, e imediatamente. Depois disso, ele foi empregado como assistente do Rev. John Bonar em Larbert e Dunipace, perto de Stirling.” (Port Phillip Gazette and Settler’s Journal, 07 de Fevereiro de 1846, p. 4)
“Robert M. McCheyne passava em oração duas horas no começo da manhã e uma hora depois do chá.” (The Herald of Gospel Liberty, 01 de Outubro de 1914, p. 1259)
“Em Novembro de 1836, McCheyne foi ordenado pastor da Igreja de S. Pedro, Dundee... Ele nunca se casou. Depois de dois anos de trabalho incansável, ficou muito doente e seguiu a recomendação de que deveria visitar a Terra Santa enquanto recuperava as forças... Aqueles que viajaram com ele ficaram profundamente impressionados com sua santidade e estudo assíduo da Bíblia. Enquanto isso, em Dundee, o avivamento espiritual começou na Igreja de S. Pedro sob o ministério de W. C. Burns, que mais tarde trabalhou com Hudson Taylor na China. Muitas centenas de pessoas se tornaram cristãs. Esta obra de Deus continuou após o retorno de McCheyne a Dundee... O versículo do último sermão de Robert Murray McCheyne foi Isaías 60:1: ‘Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.’ Menos de quinze dias depois, ele conhecia a plenitude daquela glória, pois o jovem que tinha sido tão brilhante e luz ardente para Cristo na terra passou para Sua presença para sempre.” (The Australian Church Record, nº 1807, 06 de Agosto de 1984, p. 4)
Comentários
Postar um comentário