A compositora Sarah Poulton Kalley (1825-1907)

 


Sarah Poulton Kalley (1825-1907), esposa do missionário e médico Robert Reid Kalley (1809-1888), também escreveu vários hinos, traduziu muitos outros hinos, que aparecem nos hinários Salmos e Hinos, Cantor Cristão, Harpa Cristã, Hinário Evangélico, e vários outros. Sarah P. Kalley  escreveu o livro “A alegria da casa”, que teve edições publicadas pela extinta Livraria Evangélica da Rua das Janelas Verdes, de Lisboa, Portugal. Ela é autora dos hinos "Qual adorno desta vida? É o amor" (hino 380 do Cantor Cristão), “As Tuas mãos dirigem meu destino. Ó Deus de amor! Que sempre seja assim!”(hino 351 do Cantor Cristão).

Um dos hinos mais famosos do Hinário Evangélico, o hino 322, Dia feliz (Oh happy day) de autoria do pastor Philip Doddridge (1702-1751), é uma tradução de Sarah P. Kalley.

“Casou-se com o Dr. Kalley, poucos annos depois de ter elle sahido da Ilha da Madeira (depois de ter sido preso e ameaçado de morte), por occasião da perseguição motivada pelo resultado magnifico na conversão de muitos naquella ilha. No anno de 1855, Mrs. Kalley veiu para o Brasil na companhia de seu querido esposo, para onde tambem vieram mais tarde alguns Madeirenses que, por sua vez, buscavam refugio onde pudessem adorar a Deus segundo os dictames de suas consciencias. O Dr. e Mrs. Kalley trabalharam no Rio de Janeiro, Petropolis, Niteroy etc, por espaço de 21 annos, visitando tambem Bahia, Pernambuco e neste estado (outr’ora porvincia) fundou o Dr. Kalley a primeira egreja evangelica no Norte (Egreja Evangelica Pernambucana) como já havia feito aqui, fundando a 1ª egreja evangelica no Brasil (Egreja Evangelica Fluminense). Soffreu perseguições e luctou muito junto com seu esposo, tanto aqui como em Pernambuco, onde ouviu os apodos da plebe, e atiraram-lhe pedras da rua. Triumpharam, porém, em Jesus e puderam ver o fructo de seus trabalhos no estabelecimento de egrejas evangelicas por todo o paiz. Quando motivos de saude levaram seu esposo a residir definitivamente em Edimburgo, no anno de 1876, continuaram, ella e seu esposo, por correspondencia, pela educação de moços ao ministério e por outros meios a ajudar e fomentar o bom trabalho que deixaram e, quando seu marido falleceu, no anno de 1888, Mrs. Kalley tomou a parte mais proeminente e responsavel na organização da Sociedade Help for Brasil (Auxilio ao Brasil), que tem sido tão util na diffusão do evangelho pelos servos do Senhor que têm aportado ás nossas plagas com os pés calçados na preparação do evangelho da paz.” (O Christão, nº 190, Setembro de 1907, p. 2)

Em 19 de Agosto de 1855, foi instalada pela senhora Sarah Poulton Kalley (1825-1907), a primeira Escola Dominical do Brasil. Sarah começou lecionando às crianças da família do embaixador americano Sr. Webb e da família Carpenter no Gernheim (Lar muito amado), uma propriedade alugada por Robert Reid Kalley (1809-1888) em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Sarah Poulton Kalley faleceu em 08 de Agosto de 1907, em Edimburgo, Escócia.

Comentários