Blossom Home

 

Missionário Carl William Cooper e sua esposa Sara Chambers Cooper

Extraído de: South America, nº 13, Maio de 1913, p. 13

Sallie H. Chambers (1866-1950), mais conhecida por Sarah Chambers Cooper, e seu esposo, o missionário Carl William Cooper fundaram o Blossom Home, ou, Orfanato Evangélico Lar das Flores, estabelecido em Suzano, São Paulo, no ano de 1909.

Sarah Chambers nasceu em Dover, Massachusetts, nos Estados Unidos, e veio para o Brasil como missionária presbiteriana, no ano de 1890, atuando no Ceará, em São Paulo, e em Campinas, interior paulista.

Em 1898, se casou com Carl William Cooper, e retornaram aos Estados Unidos, residindo em Nova Iorque. Lá, nos Estados Unidos sentiram a direção de Deus para retornar ao Brasil. Então, o casal Cooper retornou ao Brasil em 1902. Carl Cooper e Sarah Cooper fundaram o ainda existente Orfanato Evangélico Lar das Flores, com o nome inicial de Blossom Home. Sobre como nasceu o Blossom Home, Sarah Chambers Cooper escreveu o seguinte, que foi publicado no periódico The Christian Herald, 14 de Outubro de 1908, p. 816: Blossom Home’ é o nome escolhido para o refúgio que esperamos abrir para os pequeninos de Deus em São Paulo quando retornamos ao Brasil. O plano não surgiu de repente. A semente pensada foi plantada cerca de dezesseis anos atrás. Eu estava caminhando por uma rua brasileira, vendo um agrupamento comum de crianças brincando perto das portas. Lembrei de como o meu coração apiedou-se daquelas crianças, então eu disse a um amigo que estava comigo: ‘Amaria ter um lar para crianças órfãs.’ Não me lembro se a ideia anteriormente já tinha definitivamente estado em minha mente antes daquele último verão. Eu estava lendo a minha Bíblia quando novamente a ideia de um lar para criancinhas veio a mim. Neste momento ouvi meu marido me chamar do jardim onde ele estava trabalhando, e quando respondi o chamado, suas primeiras palavras foram: ‘O que você quer fazer quando retornar dos Estados Unidos?’. Sem um momento de hesitação, respondi: ‘Abrir um lar para crianças órfãs’.”

                                    Crianças do Blossom Home (Orfanato Lar das Flores) estudando

                                                            Extraído de: South America, nº 10, Fevereiro de 1915, p. 204

Em Cachoeirinha, Bahia, a primeira criança a fazer parte do Blossom Home chegou ao casal Cooper. A mãe da criança tinha problema de saúde mental, e quando passava pela porta da casa do casal Cooper, rogava impropérios contra os missionários. Mas algumas vezes Luiza, a mãe da criança, ouvia os hinos evangélicos entoados nos cultos na casa do casal Cooper, então, seu coração foi se quebrantando em relação aos missionários. 

        Maria das Flores, a primeira criança abrigada pelo Orfanato Lar das Flores

                   Foto: The Christian Herald, 14 de Outubro de 1908, p. 816

Num Sábado de manhã, ela veio à nossa casa de reuniões com seu bebê, uma pobre criaturinha, literalmente nada além de pele e ossos, o ser humano mais definhado que já vi. Mal havia um raio de vida no pobre corpinho. O que vimos despertou tanta pena que tanto eu como meu marido sentimos que deveríamos pegar a criança e cuidar dela, contudo, várias horas se passaram antes que cada um soubesse qual era o pensamento do outro. A mãe recusou a desistir dela no começo, mas logo veio a nós pedindo leite para o bebê. Eu disse: ‘Luiza, nos dê o seu bebê e nós daremos leite de vaca a ele todos os dias, e assim ela pode viver. Sua filha está morrendo. Ele não viverá muito tempo como ela está.’ Ela correu para casa, trouxe de volta o bebê, e o lançou em meus braços, dizendo: ‘Toma ela, ela é sua.’” (The Christian Herald, 14 de Outubro de 1908, p. 816). O nome da criança era Maria das Flores, a primeira florzinha do Lar das Flores.

Comentários